35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Procon leva orientação e direitos ao público e empreendedores na 26ª edição do Festival do Açaí

Publicado em 15/08/2025

O governo do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) marca presença no primeiro dia da 26ª edição do Festival do Açaí, em Feijó, com o setor de Educação para o Consumo e equipes de fiscalização atuando de forma integrada para assegurar relações comerciais justas e transparentes.

A ação inclui orientação aos empreendedores sobre boas práticas no atendimento ao público, entrega de notificações recomendatórias e distribuição gratuita do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em cumprimento à Lei nº 12.291/2010, que determina a obrigatoriedade de disponibilizar o código para consulta em todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Empreendedores recebendo orientação e exemplar do Código de Defesa do Consumidor durante o evento. Foto: Emely Azevedo/Procon

Durante o festival, também está sendo realizada a verificação das condições e do cumprimento das ofertas no camarote do evento, medida que busca prevenir irregularidades e garantir que tudo seja entregue conforme anunciado, especialmente nas noites de show, evitando transtornos ao consumidor.

Segundo o chefe da Divisão de Educação para o Consumo, Sérgio Henrique Garcia, a proposta é unir orientação e fiscalização preventiva. Queremos mostrar que o Procon não atua apenas quando há problema. Nosso papel é também educar e apoiar os empreendedores para que ofereçam um atendimento de qualidade e respeitem a legislação, fortalecendo a confiança do consumidor, afirmou.

Empreendedora segurando o exemplar do código de defesa do consumidor. Foto: Emely Azevedo/Procon

Para a empreendedora Raimunda Maia, que trabalha com artesanato e recebeu um exemplar do CDC durante o evento, a ação vai gerar benefícios também fora do festival. “Vou levar o Código de Defesa do Consumidor para deixar na minha loja. É importante ter essa informação à mão, tanto para mim quanto para meus clientes”.

Além das orientações e fiscalizações, o mascote ProconSu tem interagido com o público, especialmente com as crianças, reforçando de forma lúdica a importância do consumo consciente.

Mascote do Procon, Proconsu, presente na 26ª edição do Festival do Açaí. Foto: Emely Azevedo/Procon

O Procon seguirá presente em todos os dias do Festival do Açaí, reforçando seu compromisso de orientar, fiscalizar e proteger o consumidor acreano.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

O tiular da DEMPCA, Renan Santana, também destacou a importância da Operação Shamar. “Desde o início de agosto, a especializada está empenhada na Operação Shamar. Com a visita da delegada Juliana, alinhamos algumas demandas e estamos colaborando no andamento dos trabalhos, com despachos nos Boletins de Ocorrências (BOs), instauração de inquéritos, relatos, relatórios finais e interrogatórios, visando obter bons resultados na operação. O encontro também visa aproximar a gestão da especializada do interior e ver de perto as necessidades e demandas”, enfatizou.

Marcio Nunes

Petecão destaca novos investimentos do governo federal na Saúde do Acre

Marcio Nunes

Painel Acre Resiliente é apresentado na COP por gestores do estado

Raimundo Souza

PF deflagra operação contra armazenamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil em Rio Branco

Jamile Romano

Ventos a cima de 80 quilômetros por hora atingiram a capital Rio Branco neste domingo, segundo Friale

Jamile Romano

Estado e prefeitura selecionam empreendedores para atuarem na Feira Natalina 2024

Marcio Nunes