22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão defende ferrovia interoceânica como eixo estratégico para integrar o Acre ao comércio internacional

Publicado em 12/08/2025

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) participou, nesta terça-feira (12), de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para discutir políticas voltadas ao desenvolvimento regional e ao turismo. No encontro, o parlamentar reforçou a importância de a ferrovia interoceânica a ser construída passar pelo Acre, por se tratar de uma rota estratégica de ligação entre o Brasil e o Oceano Pacífico.

Ressaltou haver estado recentemente no porto de Chancay, no Peru — empreendimento com 60% de capital chinês — e testemunhou o grande interesse do país asiático em fortalecer a rota comercial. Para o senador, a obra é mais que um projeto de transporte: representa uma oportunidade histórica para integrar o Acre ao comércio internacional, gerar empregos e atrair investimentos.

“Essa ferrovia não pode ser tratada apenas como um modal logístico. É uma via para transformar o Acre em um ponto de conexão do Brasil com o mercado asiático. Estamos falando de desenvolvimento, geração de renda e fortalecimento de nossa economia”, afirmou.

O parlamentar lembrou que, durante a visita recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Acre, o governo federal anunciou mais de R$ 1,1 bilhão em investimentos para o estado, envolvendo os ministérios de Minas e Energia, Educação, e dos Transportes. Petecão ressaltou que, para um estado com recursos limitados, o apoio do governo federal é essencial.

A ministra Simone Tebet apresentou o projeto Rotas de Integração Sul-Americana, que integra 190 obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltadas a ampliar o comércio entre o Brasil e países vizinhos. Segundo ela, o objetivo é fortalecer a integração regional, reduzir desigualdades e criar uma rota mais próxima e rápida para a Ásia por meio dos portos da Colômbia, Peru e Chile.

“O Brasil, historicamente, está de costas para a América do Sul, e a América do Sul está de costas para o Brasil. Precisamos mudar essa lógica, ampliando o comércio, mas também a circulação de pessoas, cultura e turismo”, afirmou Simone.

Petecão encerrou sua participação agradecendo o apoio da ministra às demandas do Acre, reiterando seu compromisso em trabalhar para que a ferrovia interoceânica se torne realidade.

“O porto de Chancay está pronto; os investidores estão interessados e nós, aqui no Senado, precisamos garantir que o Acre não fique de fora dessa integração”, concluiu.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Rio Branco nesta terça, 24

Jamile Romano

Estado institui força-tarefa para ajudar comunidades indígenas isoladas atingidas por enchente

Jamile Romano

Em Brasília, Prefeito de Rio Branco participa de reunião geral da FNP e é destaque

Marcio Nunes

O complexo de comunicação O Rio Branco parabeniza todos os Pais pela passagem do Dia dos Pais

Raimundo Souza

Começa consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024

Jamile Romano

Governador pede casas e terrenos da União para resolver problema causados pela enchentes no Acre

Marcio Nunes