22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Câmara vai pautar projeto contra ‘adultização’ de crianças nas redes

Publicado em 11/08/2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), informou nesta segunda-feira (11) que vai pautar projetos que combatam ou restrinjam o alcance de perfis e conteúdos nas redes sociais que promovam a ‘adultização’ de crianças e adolescentes.

O tema ganhou enorme repercussão após denúncias do influenciador Felca Bress contra perfis que usam crianças e adolescentes com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo em programas divulgados nas plataformas digitais.

“O vídeo do Felca sobre a ‘adultização’ das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão. Obrigado, Felca. Conte com a Câmara para avançar na defesa das crianças”, afirmou Motta em uma rede social.

O influenciador Felca tem exposto perfis com milhões de seguidores na internet que usam crianças e adolescentes em situações consideradas de adultos para aumentar as visualizações e arrecadar mais recursos, a chamada “monetização” dos conteúdos.

O governo federal elogiou a iniciativa de Motta. A ministra das relações institucionais, Gleisi Hoffmann, que é a responsável pela relação com o Legislativo, defendeu que é preciso responsabilizar as plataformas.

O tema também foi comentado pelo advogado-geral da Uniao (AGU), Jorge Messias, que alertou para a promoção de conteúdos criminosos pelos algoritmos das redes sociais.

Adultização infantil

A ‘adultização’ infantil se refere à exposição precoce de crianças a comportamentos, responsabilidades e expectativas que deveriam ser reservadas aos adultos. A prática pode provocar a erotização e apresentam efeitos que prejudicam o desenvolvimento emocional e psicológico das crianças, segundo a Instituto Alana, organização que trabalha na proteção da criança e do adolescente.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula diz que “não tem pressa” para aplicar reciprocidade contra os EUA

Kevin Souza

PL Antifacção afeta de operações a plano de saúde da PF, diz associação

Raimundo Souza

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Marcio Nunes

Tornozeleira antecipa afastamento de Bolsonaro do palco político e amplia pressão na sucessão

Raimundo Souza

Sebastião Salgado: a jornada de um fotógrafo que fez da imagem um ato de resistência

Raimundo Souza

bandeira amarela: Conta de luz mais alta a partir de maio, decide Aneel

Marcio Nunes