23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Cerimônia celebra boas práticas no comércio acreano com entrega do Selo Rota da Qualidade

Publicado em 03/08/2025

O governo do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e do Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem), realizou neste sábado, 2, no estande institucional da Expoacre, a cerimônia de premiação da 4ª edição do Programa Rota da Qualidade. A iniciativa reconhece empresas que, ao longo de 2024, demonstraram compromisso com os direitos do consumidor, respeito à legislação e qualidade no atendimento.

Autoridades, instituições parceiras e empresas premiadas celebram a 4ª edição do Programa Rota da Qualidade, que valoriza o respeito à legislação e a excelência no atendimento ao consumidor no Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

A solenidade reuniu empresários, autoridades e representantes de instituições parceiras, que contribui para a qualificação dos empreendedores locais. Nesta edição, 201 empresas receberam o Selo Rota da Qualidade, sendo 26 apenas em Rio Branco.

Vice-governadora Mailza Assis prestigia a cerimônia de premiação do Programa Rota da Qualidade, reforçando o compromisso do governo com o fortalecimento das relações de consumo no Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

“Esse reconhecimento é mais do que merecido. As empresas premiadas atuam com seriedade, cumprem a legislação e prestam um serviço de excelência à população. É uma atuação voltada para as pessoas e para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou a vice-governadora Mailza Assis.

Criado pelo Decreto nº 9.878, de 2021, e referendado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o programa é coordenado pela Casa Civil e executado pelo Procon em parceria com o Ipem. O objetivo é promover relações de consumo mais equilibradas, incentivando a regularidade e a valorização de boas práticas comerciais.

Presidente do Procon, Alana Albuquerque, durante cerimônia do Programa Rota da Qualidade, reforçando o compromisso com a valorização de empresas que respeitam o consumidor acreano. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“A entrega do selo é mais do que uma premiação, é o reconhecimento público de quem respeita o consumidor, cumpre o que promete e valoriza a boa relação comercial. Trabalhamos todos os dias para fiscalizar e orientar, mas também para incentivar o que dá certo. O Rota da Qualidade é uma forma de transformar positivamente o ambiente de consumo no Acre”, ressaltou Alana Albuquerque, presidente do Procon.

Parceiro desde a primeira edição, o Ipem teve participação de destaque na solenidade. O instituto atua de forma contínua na fiscalização de instrumentos de medição, como balanças, bombas de combustível e cronotacógrafos, assegurando a precisão nas relações comerciais.

Presidente do Ipem, Hérica Granzotto destacou a importância da atuação conjunta na fiscalização e promoção de relações comerciais mais seguras no estado. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“A parceria entre o Ipem e o Procon é estratégica e contínua. Atuamos juntos em ações educativas e fiscalizações, sempre com foco na proteção do consumidor e na valorização de quem trabalha corretamente. O Rota da Qualidade reconhece esse esforço e promove uma cultura de respeito nas relações de consumo”, destacou Hérica Granzotto, presidente do Ipem.

A entrega anual do selo reforça a política estadual de defesa do consumidor, servindo como referência para o público e incentivando um comércio mais transparente, seguro e comprometido com a ética.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Alerta energisa: com a previsão de chuvas para essa semana é necessário redobrar cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica

Jamile Romano

PCdoB Lança Pré-Candidatura de Thor Dantas ao Governo do Acre em 2026

Raimundo Souza

Desfile das Campeãs faz quadrilhas brilharem na última noite do Arraial Cultural

Jamile Romano

Governo do Acre destaca avanços com a construção de novas unidades habitacionais em 2024

Raimundo Souza

Governo do Acre oferece curso de especialização em governança e gestão sustentável

Marcio Nunes

Casos de estelionato voltam a crescer no Acre e ultrapassam 5 mil registros em 2025

Kevin Souza