23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Seca dos rios leva Educação do Acre a reorganizar calendário escolar em comunidades isoladas

Publicado em 25/07/2025

Em razão da estiagem severa que atinge os rios acreanos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEE), iniciou a reorganização do calendário letivo em escolas de difícil acesso, localizadas em regiões onde o transporte dos alunos só é possível por meio fluvial.

A estiagem nas cabeceiras dos rios do Acre tem provocado impactos diretos no cotidiano escolar de comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. Diante da impossibilidade de acesso às escolas em razão do nível extremamente baixo das águas, a SEE está adotando medidas de reorganização do calendário escolar para garantir o cumprimento do ano letivo nessas localidades.

“Estamos acompanhando com atenção cada situação. Nessas regiões, os rios são a única via de acesso às escolas. Quando o rio seca, não há alternativa de transporte. É nosso dever assegurar o direito à educação dessas crianças, reorganizando o calendário de acordo com a realidade local”, destacou o secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho.

Barco escolar encalhado no leito seco do Rio Envira, durante entrega de mantimentos na região do Seringal Porto Rubim, em Feijó. Foto: Cedida

A coordenadora do Núcleo da SEE em Feijó, Marinês Dantas, reforça que a medida é necessária para manter o vínculo com os estudantes e eles não desistirem por estar perdendo aulas. “Na comunidade Vila Alves, por exemplo, onde funciona a Escola Pingo de Ouro, no alto Rio Envira, e no Seringal Porto Rubim, onde fica a Escola Raimundo Prado, os barcos já não conseguem navegar. Isso também ocorre em aldeias como a Califórnia, onde está localizada a Escola Alto Bonito I. Estamos trabalhando com as equipes escolares e as lideranças locais para adequar o calendário e minimizar os impactos”, afirmou.

A reorganização do calendário escolar é uma medida técnica necessária para assegurar o cumprimento do ano letivo nas comunidades afetadas pela estiagem. Com planejamento regionalizado e diálogo com as escolas, o governo do Acre reafirma o compromisso de garantir o acesso à educação em todos os territórios, inclusive nas localidades onde o rio é a única via possível.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Apoio do governo impulsiona produção de 12 toneladas de mel no Acre em 2025

Redacao

Com shows nacionais e locais, Réveillon da Família 2025 terá 70 empreendedores da Economia Solidária

Raimundo Souza

Mais de 6,8 mil venezuelanos ingressaram no Acre em meio à crise no país vizinho

Kevin Souza

Deracre executa etapa de drenagem na Estrada Dias Martins com adequações para passagem de animais silvestres

Marcio Nunes

Prefeito De Rio Branco Assina Ordem De Serviço Para Construção Do Novo Mercado Elias Mansour

Raimundo Souza

Governo do Estado lança programa Insemina+ no Juruá e beneficia produtores rurais da região

Raimundo Souza