25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Estudantes da Universidade Nacional Santo Antônio Abade de Cusco visitam a ETA 2

O projeto “Saerb + Universidade” alcançou estudantes e docentes da Universidade Nacional Santo Antônio Abade de Cusco (Unsaac), do curso de Engenharia Civil, por meio da Universidade Federal do Acre (UFAC), para conhecer e aprender como funciona o tratamento e a qualidade da água distribuída à população.

Com visita guiada pelo engenheiro sanitarista e ambiental Henrique Amaral e pelo engenheiro civil Heinz Johnston Ramirez, foi possível explicar as etapas desde a captação até a distribuição de água. Além disso, os universitários conheceram as instalações da ETA, o laboratório, os reservatórios e a lagoa.

Para o professor e engenheiro civil da Universidade do Peru, Gorki Ascue, o objetivo da visita com os alunos era mostrar como funciona uma Estação de Tratamento de Água e os padrões de qualidade.

“O principal objetivo da visita à ETA de Rio Branco foi conhecer diretamente os processos de captação, tratamento e distribuição da água destinada ao consumo humano. A experiência prática na ETA 2 complementa e reforça o aprendizado, ajudando a compreender melhor os processos reais, a tecnologia utilizada e a importância da gestão adequada dos recursos hídricos no contexto urbano”, explicou o professor.

Os estudantes puderam observar os processos físicos, químicos e biológicos aplicados na estação, bem como entender os controles de qualidade que garantem que a água atenda aos padrões de potabilidade antes de ser distribuída.

Segundo o engenheiro civil do Saerb, Heinz Johnston, de nacionalidade peruana e que atuou como tradutor na visita, destacou a importância da atividade para a formação acadêmica dos jovens.

“Estamos muito agradecidos por estarem aqui. É uma grande oportunidade para os estudantes verem como é feito o tratamento da água no Brasil. Acredito que essa experiência vai enriquecer muito a formação profissional deles”, disse.

O engenheiro sanitarista, Henrique Amaral, conta a importância do contato entre países latino-americanos. “Acompanhar o grupo de estudantes peruanos na ETA II foi uma experiência enriquecedora, que reforça a importância dos intercâmbios entre países latino-americanos para o fortalecimento da cooperação técnica, da integração regional e da troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento sustentável do saneamento na nossa região”.

A iniciativa visa trazer alunos da área de saneamento para que tenham a oportunidade de conhecer, na prática, a execução dos serviços de água e esgoto.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Petecão quer endurecer progressão de regime para condenados por violência contra crianças

Marcio Nunes

PSC derrota a Adesg na prorrogação e garante vaga na semifinal da Série B

Redacao

Governo publica convocação de processo seletivo da Educação

Jamile Romano

Juceac lança nova ferramenta digital para abertura de empresas

Raimundo Souza

Estado firma parceria com Senai para oferta de 500 vagas em cursos de qualificação profissional

Jamile Romano

Com aporte de R$ 1 milhão do governo federal, Acre implantará Casa do Trabalhador

Redacao