25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Rio Branco fortalece Busca Ativa Escolar e reforça compromisso com o direito à Educação

O Núcleo de Busca Ativa Escolar da Secretaria Municipal de Educação realizou na última sexta-feira (4), mais uma ação voltada à identificação de crianças que faltam à escola, sem justificativa, por mais de três dias. Quando isso ocorre, a escola aciona a equipe da Busca Ativa Escolar, que entra em contato com os pais ou responsáveis para oferecer apoio e compreender os motivos da ausência.

A ação de cuidado com as crianças acontece diariamente por meio do trabalho da equipe de Busca Ativa Escolar. Francely Andrade, supervisora do núcleo, destaca a importância dessa atuação.

“Nosso trabalho é garantir o retorno das crianças à sala de aula, assegurando seu direito à educação e à saúde. Quando uma criança falta repetidamente sem justificativa, visitamos sua residência para entender a situação e oferecer o suporte necessário. Muitas vezes, identificamos casos de vulnerabilidade social, problemas de saúde ou dificuldades familiares. Atuamos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a Secretaria Municipal de Saúde, e, em situações mais graves, com o Projeto Rhuamm e o Conselho Tutelar. Nosso olhar é sempre acolhedor e sem julgamentos, buscando compreender cada realidade”, explicou.

A gestora do núcleo Busca Ativa Escolar, Neyvanara da Silva Ferreira, destacou o recebimento do selo Unicef, uma marca para a educação municipal.

“A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa prevista no Selo Unicef, que reconhece municípios comprometidos com os direitos de crianças e adolescentes. Em Rio Branco, o núcleo realiza ações diárias para localizar e reintegrar alunos fora da escola, em parceria com as áreas de educação, saúde, assistência social e, quando necessário, com órgãos como o Conselho Tutelar e a Defensoria Pública — sempre com o compromisso de garantir o direito à educação a todas as crianças do município”, evidenciou.

Com o novo organograma da Secretaria Municipal de Educação, a Busca Ativa Escolar passou a integrar oficialmente a estrutura da pasta como um núcleo permanente. A iniciativa, transformada em núcleo pelo secretário Alysson Bestene, tem como objetivo identificar, acompanhar e reintegrar crianças e adolescentes que estão fora da escola, em situação de evasão ou em risco de evasão — ou seja, estudantes com altas taxas de faltas. A política pública, já formalizada por decreto do prefeito Tião Bocalom, reforça o compromisso do município com a garantia do direito à educação para todos.

“Cada criança fora da escola é uma história interrompida. Por isso, transformar a Busca Ativa Escolar em um núcleo permanente dentro da nossa Secretaria é mais do que uma medida administrativa — é um compromisso com a vida, com o futuro e com a dignidade de cada menino e menina do nosso município”, asseverou Alysson Bestene.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Equipe do governo se reúne para discutir ações para minimizar os impactos das enxurradas no Acre

Jamile Romano

Termo de cooperação para atender municípios em eventos extremos do clima e combate as queimadas no Acre é assinado na capital

Marcio Nunes

Governador Gladson Camelí entrega nova sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre

Redacao

Casos de doenças diarreicas aumentam em municípios do Acre; Saúde emite alerta após enchentes

Jamile Romano

MP na Comunidade: MPAC leva diversos serviços à população durante o Círio Social em Rio Branco

Jamile Romano

Sebrae no Acre apoia realização do Acre Graffiti – 3° Festival Internacional de Culturas Urbanas

Jamile Romano