24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Procon aposta na educação infantil para formar consumidores mais conscientes durante Expoacre Juruá

Servidora do Procon orienta criança durante o jogo “Caminho do Consumo”, promovendo educação financeira e escolhas conscientes na Expoacre Juruá. Foto: Emely Azevedo/Procon

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) está aproveitando a grande movimentação da Expoacre Juruá para reforçar seu trabalho de educação para o consumo consciente, especialmente entre as crianças.

No estande do Procon, o setor de Educação para o Consumo preparou atividades interativas que ensinam, de forma lúdica, conceitos como planejamento financeiro, consumo responsável e direitos básicos do consumidor. Um dos destaques é o 02, jogo educativo que coloca as crianças em situações do dia a dia para refletirem sobre escolhas mais conscientes.

No estande do Procon, crianças aprendem de forma lúdica sobre consumo consciente e planejamento financeiro com o jogo “Caminho do Consumo. Foto: Emely Azevedo/Procon

A mãe Sabrina Carvalho, que acompanhou o filho durante a atividade, destacou a importância da iniciativa. “Eu não sabia que o Procon desenvolvia esse tipo de atividade com as crianças. É muito importante aprender sobre consumo desde cedo. Fez e faz falta para muitos de nós adultos ter esse entendimento”.

A proposta é que os conteúdos aprendidos pelas crianças sejam levados para casa, multiplicando informações e incentivando práticas mais responsáveis também entre os adultos.

Além das atividades educativas, o estande do Procon oferece atendimento ao público, orientações sobre superendividamento, distribuição de materiais informativos e informações sobre os principais direitos do consumidor. A presença do Instituto na feira reforça que a missão vai além de fiscalizar: é também educar, orientar e fortalecer relações de consumo mais equilibradas.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

No Dia Internacional da Mulher Indígena e da Amazônia, Semulher lança Cartilha Lei Maria da Penha traduzida nas línguas Manchineri e Huni Kuin

Raimundo Souza

Ex-pré-candidato pelo PSOL, pastor Henry Nogueira declara apoio a Bocalom

Marcio Nunes

Governo busca R$ 30 bilhões com corte de gastos e mais impostos em novo pacote

Raimundo Souza

Nas rodovias do estado, Deracre abre mais cinco frentes de serviço na Operação Verão 2025

Marcio Nunes

Aleac realiza sessão Solene em homenagem ao Dia do Defensor Público

Marcio Nunes

Inscrições para 3ª edição do Prêmio de Comunicação do Governo do Acre começam nesta segunda

Redacao