22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governador Gladson Camelí abre reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária e defende justiça fiscal e desenvolvimento regional

Publicado em 04/07/2025

O governador do Acre, Gladson Camelí, participou na manhã desta sexta-feira, 4, da abertura da 197ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizada no Maison Borges, em Rio Branco. O encontro é realizado a cada três meses em um estado da federação e é o principal fórum de deliberação sobre temas fiscais, financeiros e tributários do país.

A solenidade contou com a presença de secretários de Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal, além de suas respectivas equipes técnicas. O evento é presidido pelo Ministério da Fazenda e tem como objetivo a articulação entre as unidades federativas, criando um espaço de debate e deliberação dos principais temas fiscal e tributária do Brasil.

Durante a abertura, Camelí ressaltou a importância de se refletir sobre a política fiscal para além da técnica. “A arrecadação de impostos e sua correta aplicação em políticas públicas é essencial para reduzir desigualdades e promover justiça social. No entanto, é fundamental que todo esse processo seja guiado por equilíbrio e responsabilidade, para que as políticas fiscais cumpram o papel de gerar oportunidades, emprego, desenvolvimento e bem-estar para a nossa população”, destacou.

Cameli também reafirmou o compromisso do Acre em participar ativamente das decisões federativas. “Nosso compromisso é dar peso político às pautas fiscais, posicionando o estado com firmeza nas discussões, sempre com sensibilidade para que os benefícios cheguem a quem mais precisa. Defendemos uma reforma tributária justa, que enxergue os impostos como instrumentos de financiamento dos serviços públicos e promotores de equidade”, completou.

O anfitrião do evento e titular da Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz), Amarísio Freitas, avaliou positivamente os debates e a projeção do estado no cenário nacional. “Adquirimos grandes conquistas. Colocamos o Acre na pauta nacional tributária e fiscal. Mais de 90% dos participantes não conheciam o nosso estado e agora vão levar nosso ponto de vista para outras esferas, defendendo também nossas pautas de sustentabilidade”, afirmou.

A reunião contou ainda com a participação do secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, que destacou a importância do Acre no debate ambiental. “A pauta ambiental sempre está presente e o Acre representa esses desafios e conquistas. Durante minha estadia pude ver de perto a atuação realizada aqui. Garanto que a Receita Federal está ciente das necessidades e particularidades da localidade”, declarou.

O presidente do Comitê Nacional dos Secretários da Fazenda (Comsefaz), Flávio César Mendes, elogiou a organização do evento e os avanços do Estado: “Estamos impressionados com a receptividade e a eficiência da gestão, sobretudo no aspecto de equilíbrio fiscal. O Acre teve grandes avanços e aqui estamos cultivando uma rica troca de experiências de um estado que é modelo no desenvolvimento econômico em harmonia com a sustentabilidade”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com vaga para o Acre, TSE tem nova data para prova do concurso público

Jamile Romano

Petecão garante mais de R$ 8,6 milhões para investimentos diversos em municípios do Acre

Marcio Nunes

Obras para conter desbarrancamento na região da passarela Joaquim Macedo tem inicio prejudicado por causa das chuvas

Marcio Nunes

Governo lança edital para concessão de uso de quiosque no Parque da Maternidade

Jamile Romano

Famílias se divertem com tranquilidade e segurança na 1ª noite do Carnaval da Família 2025

Raimundo Souza

Governo firma parceria com Escola Nacional de Administração Pública

Raimundo Souza