22.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC recebe representantes do Movimento da População em Situação de Rua

Publicado em 03/07/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu, nesta segunda-feira, 30, os representantes dos Movimentos Nacional e Acreano da População em Situação de Rua, Josemir Alves e Hudson Nunes, para dialogar sobre os desafios enfrentados por esse público no município de Rio Branco.

O encontro contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento; do corregedor-geral, Álvaro Luiz Pereira; e da procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera).

Durante a reunião, Josemir Alves e Hudson Nunes relataram dificuldades no acesso a políticas públicas, especialmente no contexto da mudança de endereço do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A maior distância em relação ao centro da cidade tem impactado, segundo eles, o acesso à alimentação e a outros serviços essenciais.

Também foi destacada a necessidade de um diálogo mais próximo com o poder público para a construção de políticas que considerem a escuta ativa da população em situação de rua, visando à efetividade de seus direitos.

O procurador-geral falou sobre a importância das demandas apresentadas e afirmou que o primeiro passo será fortalecer o diálogo com a Promotoria de Justiça Especializada de Direitos Humanos, a fim de levantar todas as ações já em andamento relacionadas ao tema. Ele ressaltou a atuação comprometida da Promotoria na causa, sob a condução do promotor Thalles Ferreira.

Danilo Lovisaro reforçou que o MPAC, além de sua atuação judicial, está à disposição para fomentar o diálogo entre o movimento e o poder público, buscando soluções que garantam “dignidade e o pleno exercício de direitos para a população em situação de rua”.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Segurança Pública realiza voo com ganhadores da campanha Um Dia com a Segurança

Kevin Souza

Aposentados e pensionistas recebem salários de junho com reajuste

Marcio Nunes

“O X da Questão” de domingo, 28, destacou a Soberania da Amazônia, Mobilidade Urbana e Agricultura Familiar em Foco no Acre

Raimundo Souza

Mais de 11 mil clientes no Acre possuem energia elétrica por meio do Programa Luz Para Todos

Jamile Romano

FEM realiza fóruns para definir editais do Fundo Estadual de Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc

Raimundo Souza

Secretaria de Educação do Acre esclarece dúvidas sobre o Sisu 2024

Jamile Romano