24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre conquista espaço internacional no artesanato com apoio da ApexBrasil e Sebrae 

O artesanato acreano ganha destaque no cenário internacional com o apoio da ApexBrasil, em parceria com o Sebrae Nacional e o Sebrae no Acre, durante missão técnica que acontece de 30 de junho a 5 de julho, em Lisboa, Portugal, para promover a aproximação de empresas brasileiras com compradores e players internacionais.
Uma das iniciativas mais importantes é a Rodada de Negócios de Artesanato, que acontecerá nesta quinta-feira, 3, onde dois artesãos acreanos foram selecionados entre as 20 empresas contempladas em todo o país, colocando o Acre em evidência no mercado global.
As empresas selecionadas são a Marchetaria do Acre, representada pelo artesão Maqueson Pereira, que possui quase 30 anos de atuação, produzindo peças decorativas e acessórios de moda; e a Cores da Mata, da artesã Rodney Paiva, que com mais de 20 anos de experiência cria acessórios de moda utilizando sementes e insumos naturais.
Para Rodney, a experiência adquirida ao longo do caminho terá um grande impacto na continuação de seu trabalho. “Para mim, essa é uma missão muito importante, justamente por ser uma oportunidade única de adquirir conhecimento e retornar com alegria ao Acre para transmitir as inovações e aprendizados que levarei daqui às pessoas que estão à minha espera”, declarou.
O artesão Maqueson destaca de forma positiva o estímulo que está sendo proporcionado por meio da parceria ApexBrasil e Sebrae. “Estamos tendo a grata satisfação de visitar a cidade e os pontos turísticos, onde estão peças que nos servem também de inspiração. Está sendo uma experiência muito boa”, comentou.
Além de participarem da Rodada de Negócios, as empresas terão agendas de reuniões estratégicas, apresentações e atividades voltadas ao posicionamento de seus produtos no mercado europeu. Ambas já possuem prêmios como o Top 100 do Artesanato e reconhecimentos internacionais, incluindo distinções da Unesco.
Com produtos que carregam a identidade cultural acreana, as marcas se destacam pela alta qualidade e pelo compromisso com a sustentabilidade, utilizando materiais regionais e de baixo impacto ambiental, como sementes, cascas, madeiras de reaproveitamento e outros recursos naturais da Amazônia, fortalecendo a economia local e levando ao mercado valores ligados à cultura, ao desenvolvimento sustentável e à geração de renda na região.
Esses resultados são frutos de trabalho conjunto, com o Sebrae oferecendo apoio técnico em gestão, precificação e desenvolvimento de novos produtos, por meio de oficinas e clínicas de design, além do suporte constante do Governo do Estado e da ApexBrasil.
Levar o artesanato acreano para o mundo é mais do que comercializar produtos: é compartilhar histórias, cultura e oportunidades para os pequenos negócios do Acre.
[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Defensoria Pública do Acre atua para garantir restituição de descontos indevidos em benefícios de aposentados

Jamile Romano

Seleções do Acre e de Rondônia fazem duelos de volta do Desafio

Redacao

Estrutura do Carnaval da Família 2025 começa a ser montada no centro de Rio Branco

Jamile Romano

Fecomércio-AC analisa dados do Novo CAGED que destaca Acre como o 2º Estado da Região Norte no saldo de empregos em setembro

Jamile Romano

Será divulgado na segunda-feira (16) os resultados do concurso da educação

Raimundo Souza

FEM publica lista preliminar de contemplados nos Editais de Arte e Patrimônio e do Audiovisual da Lei Paulo Gustavo

Jamile Romano