23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre amplia proteção contra meningite e reforça importância da vacinação infantil

Publicado em 30/06/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), inicia a partir desta terça-feira, 1º, a oferta da vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses em toda a rede pública de saúde. A novidade faz parte da estratégia nacional de enfrentamento à meningite e representa mais um avanço na proteção das crianças.

O esquema vacinal infantil já previa a aplicação de duas doses da vacina meningocócica C, aos 3 e 5 meses de idade, e um reforço aos 12 meses. Com a nova recomendação do Ministério da Saúde, esse reforço passará a ser feito com a meningocócica ACWY, que protege contra quatro tipos da bactéria causadora da meningite (sorogrupos A, C, W e Y), ampliando significativamente a cobertura oferecida no Acre.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações no Acre, Renata Quiles, destaca que “a mudança é extremamente importante, principalmente para o Acre, onde a cobertura vacinal infantil precisa ser mantida alta para evitar surtos e proteger as crianças. Agora, os pais devem ficar atentos e levar seus filhos de 12 meses para receber essa dose de reforço, que oferece uma proteção mais completa”.

A vacina já está disponível em todas as unidades de saúde que oferecem vacinação no estado. Para garantir a aplicação, basta que o responsável leve a criança acompanhada de um documento de identificação e o cartão de vacina.

Vale lembrar que as crianças que já receberam as duas doses da meningocócica C e o reforço aos 12 meses não precisam tomar a ACWY neste momento. A ampliação beneficia aquelas que estão com a dose de reforço pendente.

De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, o Brasil já registrou mais de 4.400 casos de meningite em 2025, sendo 1.731 do tipo bacteriana, a forma mais grave da doença. Com o período de inverno e maior circulação de infecções, a Sesacre reforça o alerta à população para manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada.

A meningite é uma inflamação das meninges — membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal — e pode ser causada por bactérias, vírus ou outros agentes. A forma bacteriana é mais perigosa e exige diagnóstico e tratamento rápidos.

O governo do Acre reforça o compromisso de garantir a proteção da população acreana, ampliando o acesso a vacinas seguras, eficazes e gratuitas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para obter mais informações, basta procurar a unidade de saúde mais próxima ou acessar os canais oficiais da Secretaria de Estado de Saúde do Acre.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mailza defende o fortalecimento do protagonismo feminino para impulsionar economia regional

Marcio Nunes

Estado e prefeitura selecionam empreendedores para atuarem na Feira Natalina 2024

Marcio Nunes

Nota pública sobre os impactos das chuvas na sede do TFD e no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá

Raimundo Souza

Inscrições do processo seletivo do Ieptec com vagas para profissional bolsista docente mensalista se encerram nesta quarta

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco é elogiado por iniciativa inédita e apoio às crianças e os adolescentes da capital

Raimundo Souza

Caravana de Natal da Coca-Cola chega em Rio Branco pela 1ª vez nesta sexta-feira (6)

Jamile Romano