25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Presos monitorados não poderão frequentar ou se aproximar das festividades de Carnaval

Publicado em 09/02/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, emitiu uma recomendação com o objetivo de garantir o controle e fiscalização dos presos em monitoração eletrônica durante as festividades de Carnaval em Rio Branco.

A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Rodrigo Curti e direcionada aos órgãos do Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado do Acre, visa assegurar, entre outras providências, o cumprimento da Portaria nº 412/2024, emitida pelo Juízo da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas.

A portaria delimita áreas de exclusão – onde o monitorado está proibido de frequentar ou se aproximar, conforme decisão judicial – para os cumpridores do regime semiaberto da capital, no período de 9 a 13 de fevereiro. As áreas abrangem a Praça da Revolução, a Gameleira e suas adjacências durante os eventos carnavalescos, além de outros locais com aglomeração, conforme a Lei de Execução Penal.

O MPAC destaca que o descumprimento das regras estabelecidas para o Regime Semiaberto, especialmente a violação das áreas de exclusão sem justificativa, configura crime de desobediência à decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito, podendo resultar na regressão cautelar de regime.

Diante disso, solicita aos órgãos de segurança a adoção de medidas para fiscalizar os presos monitorados, incluindo a lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para os casos de ausência de justificativa, bem como a certificação das justificativas para ingresso nas áreas de exclusão.

Além disso, requer a colaboração desses órgãos com os organizadores dos eventos carnavalescos do Estado do Acre e da Prefeitura de Rio Branco para identificar e registrar pessoas flagradas cometendo ilícitos ou contravenções penais, com o intuito de proibir futuros ingressos desses indivíduos para a preservação da ordem pública e da paz social.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Jornalista Gina Menezes: Gratidão ao Comendador Narciso Mendes!

Raimundo Souza

Viaduto na Estrada Dias Martins: uma homenagem ao Agronegócio e à riqueza da Amazônia

Marcio Nunes

Pastor acusado de feminicídio é transferido para Rio Branco após ameaça de linchamento

Jamile Romano

Friocruz Alerta: Acre segue com tendência de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Jamile Romano

Primeira Jornada Pedagógica Intercultural do povo Noke Koī fortalece formação de professores no Acre

Raimundo Souza

Lhamas e alpacas correm risco de morte após 15 dias presas em carreta na fronteira do Acre por falta de fiscalização

Kevin Souza