21.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Criminosos invadem frigorífico e roubam gado apreendido da Resex Chico Mendes

Publicado em 17/06/2025

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) denunciou um ataque ocorrido na madrugada desta terça-feira (17), em Brasiléia, no Acre, onde criminosos invadiram um frigorífico e roubaram dezenas de cabeças de gado apreendidas pela Operação Suçuarana.

Os animais haviam sido retirados da Reserva Extrativista Chico Mendes por criação ilegal em área federal e estavam sob custódia no frigorífico, aguardando o abate. A carne seria destinada à merenda escolar de crianças da região.

Segundo o ICMBio, os invasores destruíram parte do muro e arrombaram o cadeado do local antes de liberar o gado. A ação é considerada uma tentativa de sabotar a fiscalização ambiental em terras públicas da União.

Além do furto, o instituto informou que o proprietário do frigorífico, que colaborava com a operação, tem recebido ameaças de morte. O caso será investigado como crime federal, por obstrução da atividade de fiscalização.

Em nota oficial, o ICMBio repudiou o crime e reforçou que seguirá com as ações de combate à criação irregular de gado na reserva, além de cobrar punição aos responsáveis.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre vistoria obras do Arco Viário e reforça avanço da infraestrutura em Rio Branco

Vereador Eber Machado anuncia greve de fome contra transferência do Centro Pop

Marcio Nunes

Debatendo sobre preservação de florestas e bioeconomia, Gladson Camelí participa de evento preparatório para a COP30 em Brasília

Marcio Nunes

Vice-governadora Mailza Assis empossa novos integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Raimundo Souza

“Vai deixar muitas saudades”, diz senador Petecão ao lamentar morte de Betão

Kevin Souza

Fecomércio-AC analisa dados da Pesquisa Mensal do Comércio e aponta crescimento no comércio varejista acreano

Antonio Muniz