23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
MundoMundo

Israel bombardeia TV estatal do Irã e interrompe transmissão ao vivo

Publicado em 16/06/2025

Israel bombardeou o prédio da Rádio e Televisão da República Islâmica do Irã nesta segunda-feira (16), interrompendo a transmissão ao vivo da emissora no momento em que uma apresentadora criticava Tel Aviv.

A TV retomou a transmissão após o ataque. “O regime [Israel] desconhecia o fato de que a voz da Revolução Islâmica e do Grande Irã não seria silenciada por uma operação militar”, disse Hassan Abedini, alto funcionário da emissora.

Pouco antes do ataque, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, havia afirmado que a televisão e a rádio estatais iranianas estavam “prestes a desaparecer”. O Exército também fez um alerta para esvaziar a região onde fica a sede desses meios de comunicação, no nordeste de Teerã.

“Nas próximas horas, as Forças Armadas israelenses operarão no setor (…) para atacar infraestruturas militares pertencentes ao regime iraniano”, escreveu o coronel Avichay Adraee, porta-voz do Exército. “Cidadãos de Teerã, para sua segurança, por favor evacuem essa zona.”

Trata-se de um bairro nobre que abriga diversos prédios importantes na capital iraniana, como as embaixadas de Qatar, Omã e Kuwait, o escritório da OIM (Organização Internacional para as Migrações, da ONU), assim como os escritórios da agência de notícias AFP e vários hospitais.

[Folha Uol]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com ampliação, Brics ganha peso na política global e une diferentes

Raimundo Souza

Como 15 meses de guerra devastaram Gaza

Raimundo Souza

Restrição de vistos americanos ao Brasil é “preocupante”, diz ONU

Marcio Nunes

Kamala Harris chama Maduro de ditador, mas critica captura pelos EUA e diz que ação é ilegal e motivada por interesses no petróleo

Raimundo Souza

Governo Trump cancela visto de secretário do Ministério da Saúde por relação com programa ‘Mais Médicos’

Marcio Nunes

Procissão, caixão aberto de madeira e zinco com sepultamento fora do Vaticano. Veja como será o funeral do Papa Francisco em gráficos

Raimundo Souza