23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Onda de protestos toma os EUA enquanto Trump celebra aniversário com desfile militar

Publicado em 15/06/2025

Imagem: Reprodução do Instagram

O dia do aniversário do presidente Donald Trump, comemorado no sábado (14/6) com um desfile de poderio militar em Washington, foi também marcado por inúmeros protestos que se espalharam pelos EUA. Nova York, Los Angeles, Chicago e mais de cem outras cidades americanas tiveram as ruas tomadas por manifestações organizadas em torno do lema “No Kings” — “Sem Reis” —, que tinham por objetivo denunciar posturas autoritárias de Trump.

O nome das mobilizações deriva do fato de os organizadores, diversos grupos progressistas, considerarem que o republicano se comporta como se fosse um monarca e beneficia bilionários e militares em detrimento da democracia.

O movimento reforça propósito de “rejeitar o autoritarismo, o supremacismo branco e os ataques sistemáticos aos direitos civis promovidos por setores da extrema direita”. Fazem parte da pauta, também, políticas restritivas de migração, cortes em programas sociais e repressão a mobilizações populares. Trata-se da maior mobilização do país desde o início do segundo mandato de Trump, que começou em janeiro.

As manifestações ocorreram no mesmo dia em que o chefe de Estado presidiu desfile militar na capital do país, do qual participaram cerca de 7 mil militares, 150 veículos militares e 50 aviões.

Veja no Instagram:

Compartilhe:

Artigos Relacionados

PGR: ação do núcleo 3 mostra intenções “homicidas” de trama golpista

Redacao

STF se vê na mira em ano eleitoral mesmo com fim de processo contra Bolsonaro

Raimundo Souza

Lula sanciona projeto de lei do pacote fiscal sobre BPC, com dois vetos

Raimundo Souza

Moraes manda à PGR informações da defesa de Bolsonaro sobre convite de Trump

Jamile Romano

Aleac suspende sessões nesta semana devido à Conferência Nacional da Unale

Kevin Souza

Professora: Tensão entre EUA e Venezuela cria situação difícil para Brasil

Raimundo Souza