22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Procon notifica instituição bancária de Tarauacá por falha na prestação de serviços eletrônicos

Publicado em 11/06/2025

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), por meio de sua Divisão Regional Tarauacá-Envira, notificou oficialmente o Banco Bradesco nesta quarta-feira 11, após receber diversas denúncias de consumidores que relataram dificuldades para acessar serviços bancários básicos no município.

A principal queixa refere-se à falha na prestação de serviços essenciais, especialmente no que diz respeito ao único caixa eletrônico da agência local, que se encontra fora de funcionamento desde antes do dia 9 de junho.

Segundo a coordenadora da Divisão Regional do Procon em Tarauacá, Laura Késsia Frota, de acordo com os consumidores, a falta de acesso ao terminal tem impedido a realização de saques, pagamentos e outras operações essenciais, afetando diretamente pessoas idosas, moradores da zona rural e consumidores em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes enfrentam longos deslocamentos até a agência bancária.

“Diante da situação, o Procon/AC, no exercício de sua função de garantir o respeito aos direitos do consumidor, emitiu uma notificação ao banco, solicitando esclarecimentos e providências imediatas para o restabelecimento do serviço”, declarou.

Ação tem intuito de reestabelecer atendimentos, evitando prejuízos aos consumidores. Foto: Cedida

Em resposta, o gerente da agência local, Fábio Eduardo Miranda, informou que está prevista, para esta quarta-feira, 11, a chegada do técnico responsável pelo conserto do equipamento, o que deve resolver o problema.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, ressalta que, ao notificar o banco, o órgão atua como um importante agente fiscalizador, garantindo que a instituição tome as providências necessárias para a rápida solução do problema.

“A ação protege os consumidores mais vulneráveis, como idosos e moradores da zona rural, que dependem do funcionamento adequado do caixa eletrônico para suas necessidades básicas, promovendo a dignidade e a qualidade no atendimento, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor [CDC]”, destaca.

O Procon/AC prosseguirá acompanhando o caso, garantindo que o atendimento aos consumidores seja restabelecido com a qualidade, continuidade e dignidade previstas no CDC, especialmente nos artigos 6º e 22, que tratam do direito à adequada prestação de serviços essenciais.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPF instaura procedimento para apurar falta de acessibilidade a pessoas surdas em cinema de Rio Branco

Jamile Romano

Cruzeiro do Sul celebra 107º Novenário de Nossa Senhora da Glória, agora patrimônio imaterial do Acre

Raimundo Souza

Fornecimento de água da ETA II é interrompido nesta segunda

Kevin Souza

Forças de segurança estaduais monitoram as cheias no Acre

Raimundo Souza

Em Rio Branco, o nível do Rio Acre diminui para 14,81 metros

Raimundo Souza

Ministério Público do Acre empossa nova administração no dia 30 de janeiro

Kevin Souza