25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

TRE-AC tem resultado excepcional no eixo transparência do CNJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) alcançou 96,84% no Ranking de Transparência do Poder Judiciário 2025, segundo dados preliminares divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 6 de junho. O resultado representa um avanço importante, já que em 2024 o Tribunal não obteve pontuação e ficou na última colocação. Agora, com 80 pontos no eixo de transparência, o TRE-AC mostra seu compromisso em tornar as informações mais acessíveis e claras para toda a sociedade.

A colocação do TRE-AC refere-se tanto aos Tribunais Regionais Eleitorais quanto aos demais Tribunais brasileiros. Um dos destaques da avaliação foi a reformulação do portal de informações da Justiça Eleitoral do Acre, que tornou a navegação mais intuitiva e o acesso às informações mais simples para o público interno e externo. Outra iniciativa foi o desenvolvimento de ferramenta de Business Intelligence (BI), que contribuiu para o monitoramento das ações inerentes ao módulo transparência com ênfase em cada área envolvida.

A avaliação do CNJ sobre a transparência do Poder Judiciário tem como objetivo principal garantir que os tribunais brasileiros sigam padrões de clareza, acessibilidade e eficiência na divulgação de informações públicas. Esse monitoramento busca assegurar que o Judiciário seja transparente em suas ações, permitindo que a sociedade tenha acesso a dados importantes, como decisões judiciais, orçamentos, contratações, licitações e outros aspectos relacionados à administração da Justiça.

“Essa conquista evidencia o compromisso do TRE-AC com a transparência e a eficiência na prestação de serviços públicos. É de nosso interesse, como gestores, que toda a população tenha acesso ao funcionamento e a todas as informações relativas à instituição pública da Justiça Eleitoral. Tenho certeza absoluta de que essa vitória é de todas as pessoas que integram o quadro deste Tribunal”, reforçou o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.

[Ascom/TRE-AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco fortalece relação com entidades socioassistenciais

Raimundo Souza

Saúde passa a recomendar testes rápidos para diagnóstico de dengue

Jamile Romano

Rádio Aldeia FM de Brasileia ganhará nova sede na parte alta da cidade em setembro

Raimundo Souza

Polícia Civil apreende adolescente envolvido com organização criminosa em Marechal Thaumaturgo

Redacao

MPAC promoverá palestra sobre bem-estar e saúde mental na próxima terça

Marcio Nunes

Governo oferta oficina em prática em colheita e pós-colheita dos cafés robustas amazônicos em municípios do Vale do Juruá e Alto Acre

Raimundo Souza