25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

PGR envia ao STF parecer para manter prisão de Braga Netto

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta segunda-feira (2) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer pela manutenção da prisão do general Walter Braga Netto, preso no âmbito das investigações da trama golpista. Ele é um dos réus na ação penal do golpe.

O general da reserva e vice na chapa de Bolsonaro em 2022 está preso desde dezembro do ano passado sob a acusação de tentar obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

O parecer da PGR foi motivado por um recurso apresentado pela defesa de Braga Netto para derrubar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que manteve a prisão. A decisão foi assinada no dia 22 de maio.

No documento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, reafirmou que a prisão deve ser mantida para preservar o curso do processo e não pode ser substituída por medidas cautelares.

“A gravidade concreta dos delitos, a lesividade das condutas e os perigos de reiteração delitiva e de obstáculo à instrução criminal são motivos suficientes a evidenciar a contemporaneidade e justificar a manutenção da custódia cautela”, afirmou o procurador.

Com a chegada do parecer ao STF, caberá a Alexandre de Moraes analisar o caso novamente. Não há data marcada para a decisão.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Barroso nega que decisão do STF sobre imprensa represente censura

Marcio Nunes

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Jamile Romano

STF será imparcial e ignorará pressões ao julgar Bolsonaro, diz Moraes

Kevin Souza

Governo publica no Diário Oficial ampliação da faixa de isenção do IR

Jamile Romano

Prefeitos de mais de 5.000 cidades tomam posse nesta quarta-feira (1º)

Raimundo Souza

SP disponibiliza mais duas mil ampolas de antídoto contra metanol

Redacao