24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Estruturas utilizadas pelo garimpo são neutralizadas durante Operação Ágata Amazônia 2025

Em continuidade à Operação Ágata Amazônia 2025, tropas das Forças Armadas e agentes dos Órgãos de Fiscalização e Segurança seguem obtendo resultados positivos contra os crimes transfronteiriços na região da Amazônia Ocidental.

Nesta segunda-feira (26/03) mais seis (06) dragas foram neutralizadas durante as ações dos agentes em meio à floresta amazônica. Com estas, sobe para 16 o número de estruturas utilizadas pelo garimpo ilegal suprimidas pela ação de agentes fiscalizadores como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Polícia Federal (PF), ambos embarcados nos meios fluviais da Marinha do Brasil (MB) e do Exército Brasileiro (EB) nesta operação.

Na ação desta segunda, além das seis dragas, também foram inutilizados dois rebocadores e duas balsas de combustível, além de um acampamento em meio à mata utilizado pelos garimpeiros. Também foram apreendidos neste trabalho cerca de 2,3 kg de mercúrio e uma garrucha.

O trabalho integrado entre as tropas das Forças Armadas e demais agências governamentais tem causado grande prejuízo aos garimpeiros responsáveis pela extração ilegal de minérios, principalmente o ouro na região amazônica. Além do dano ambiental, o uso do mercúrio, utilizado na extração ilegal deste material, pode causar doenças a humanos e também espécies nativas, que só vivem aqui.

A intensidade das buscas, patrulhamento fluvial, inspeções navais e o reconhecimento de área feito por aeronaves que sobrevoaram a região, permitiu até agora o êxito e o fator surpresa aos garimpeiros.

Coordenada pelo Ministério da Defesa, a Operação é conduzida pelo Comando Conjunto APOENA e busca assegurar a soberania e intensificar a presença do Estado na Amazônia, em ações subsidiárias de colaborar no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais. Além disso, também presta assistência aos povos tradicionais (indígenas e ribeirinhos) nos mais distantes locais. Até o momento, a Ágata Amazônia realizou mais de 45,9 mil assistências médicas e distribuiu cerca de 120 mil medicamentos a cerca de 67 comunidades.

Com uma área de atuação que ultrapassa 510 mil quilômetros quadrados – o equivalente ao território da Espanha – a Operação ÁGATA Amazônia 2025 reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a preservação da floresta, a proteção das populações tradicionais e o enfrentamento firme às atividades criminosas.

(Assessoria/Exercito)

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Recorde de inscrições: Prefeitura de Rio Branco realiza maior concurso público da história do município neste domingo

Jamile Romano

Rio Branco pode decretar Situação de Emergência devido ao aumento de casos de arboviroses

Marcio Nunes

Quarta-feira (26) deve ter céu nublado com chuva a qualquer hora do dia no Acre, segundo Censipam

Jamile Romano

Mais de 300 vagas de estágio, trainee e emprego são oferecidas no Acre em Feira de Empregabilidade

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco monitora 62 bairros com áreas de risco na capital

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco inicia ações do Dezembro Vermelho com foco na prevenção ao HIV e ISTs

Marcio Nunes