Atualizada em 21/05/2025 10:40
A Prefeitura de Rio Branco iniciou, na madrugada desta quarta-feira (21), a mudança do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) para uma residência localizada na rua Bola Preta, no bairro Castelo Branco. A ação, conduzida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, gerou revolta entre moradores da região, que se preparavam para realizar uma manifestação pacífica contra a instalação da unidade.
Vídeos gravados por uma moradora mostram a movimentação de veículos oficiais e viaturas da Polícia Militar no local, além de servidores da pasta atuando sem identificação ou fardamento. “Meia-noite e quarenta e seis, prefeitura trabalhando na calada da noite. Covardia, para a população não se manifestar”, afirmou a moradora em um dos registros.
A mudança feita durante a madrugada foi classificada pelos moradores como uma manobra silenciosa e desrespeitosa. Representantes da comunidade já articulam uma nova manifestação em protesto contra a instalação do Centro POP no bairro.
Em meio à polêmica, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, convocou uma coletiva de imprensa para as 9h desta quarta-feira, em seu gabinete, para prestar esclarecimentos sobre o caso.