25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

PF adia depoimento de Bolsonaro sobre importunação a baleia

A Polícia Federal (PF) adiou o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as acusações de importunação a uma baleia-jubarte no litoral paulista. A oitiva estava marcada para a próxima quarta-feira (7), mas foi transferida para 27 de fevereiro.

Fabio Wajngarten, advogado de Bolsonaro e ex-ministro das Comunicações, também iria depor na mesma data. O local da oitiva também foi alterado pela PF. Seria em São Sebastião, município do litoral onde ocorreu a suposta importunação ao cetáceo, mas agora será na capital paulista.De acordo com o site Metrópoles, a Polícia Federal havia mapeado manifestações pacíficas de apoiadores de Bolsonaro em frente à delegacia onde seria prestado o depoimento, em São Sebastião. Ainda que pacíficas, as manifestações teriam gerado preocupação na PF.

Mesmo com a adiamento, Bolsonaro mantém sua ida a São Sebastião. O ex-chefe do Executivo reforçou sua presença por meio de uma lista de transmissão em aplicativo de mensagens.

– Dia 07, 4ª feira, às 15 horas. O depoimento foi adiado, mas… Mesmo assim estarei em São Sebastião. Vamos nos encontrar – diz o texto.

O inquérito foi aberto com base em vídeo que mostra um homem pilotando um jet ski e se aproximando do grande cetáceo.

A lei que justifica a investigação é a Lei 7.643 de 18 de dezembro de 1987 que proíbe a pesca de cetáceos nas águas jurisdicionais brasileiras, e dá outras providências. O artigo primeiro do texto determina: “Fica proibida a pesca, ou qualquer forma de molestamento intencional, de toda espécie de cetáceo nas águas jurisdicionais brasileiras”.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo Lula se posiciona após sofrer ataques da Venezuela

Raimundo Souza

Governo lança programa para distribuir gás a 15,5 milhões de famílias

Kevin Souza

Sem dor de cabeça! Conheça os alimentos que causam enxaqueca

Raimundo Souza

Três agentes da PRF morrem em acidente durante perseguição na Avenida Brasil

Raimundo Souza

STF julga revisão do FGTS nesta quarta em meio a pressão do governo; veja o que pode mudar

Jamile Romano

Julgamento que pode cassar Moro é retomado nesta segunda , 8

Jamile Romano