33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Afastado da CBF, Ednaldo Rodrigues perde apoio de 19 das 27 federações

Publicado em 16/05/2025

Ednaldo Rodrigues foi destituído do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na quinta-feira (15) após uma decisão da Justiça. No mesmo dia, 19 das 27 federações de futebol do Brasil assinaram um manifesto, no qual pedem que uma nova eleição na entidade seja realizada.

O documento assinado pelos 19 presidentes apoia uma nova eleição na CBF, e assume o compromisso de lançar uma chapa à presidência, “comprometida com um novo ciclo para o futebol brasileiro: mais democrático, mais integrado e mais aberto à participação de todos”.

Oito federações não assinaram o documento, são elas: São PauloMinas GeraisBahiaPernambucoEspírito SantoTocantinsMato Grosso e Amapá.

Mesmo enrolado na justiça, Ednaldo mantinha o apoio das federações e até foi reeleito presidente em março deste ano.

O vice-presidente da entidade Fernando Sarney foi nomeado novo interventor e será responsável por convocar e realizar novas eleições para o cargo o quanto antes. Até lá, ele permanecerá como presidente interino, até a posse da nova diretoria eleita.

Horas depois de ser afastado, Ednaldo entrou com um pedido de anulação no Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido foi feito na ação que julga a legitimidade do Ministério Público de celebrar acordo com entidades esportivas.

A defesa pede também que, caso o pedido não seja acolhido, que o estatuto da CBF, que afirma que o vice-presidente mais idoso deve assumir o poder, em situações iguais a essa, seja adotado. Assim, Hélio Menezes assumiria o posto.

[Cultura Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Nível do Guaíba cai 16cm em 11 horas, mas segue acima de 4 metros

Raimundo Souza

Moraes diz que reuniões com BC trataram da aplicação da Lei Magnitsky

Marcio Nunes

Como a bancada governista virou o grande obstáculo para o avanço da CPMI do INSS

Raimundo Souza

Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira

Jamile Romano

Inscrições para o Programa Bolsa Atleta entram na reta final

Jamile Romano

Rio tem cenário de guerra e CV lança bombas por drones; operação contra facção tem 64 mortos

Raimundo Souza