28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre realiza capacitação inédita em ‘Entrevista Investigativa’ para delegados, agentes e escrivães

Com o objetivo de aprimorar a atuação investigativa e elevar a qualidade da produção probatória no âmbito da Polícia Judiciária, a Polícia Civil do Acre (PCAC) promoveu, na última quinta-feira, 15, uma capacitação inédita com foco na técnica de “Entrevista Investigativa”. O curso, realizado durante todo o dia na Academia de Polícia (ACADEPOL/AC), reuniu delegados, agentes e escrivães, marcando mais uma etapa no processo de formação continuada dos profissionais da Polícia Civil.

A técnica da Entrevista Investigativa tem como base a psicologia do testemunho e visa estruturar as entrevistas com vítimas, testemunhas e investigados de forma a estimular a recuperação precisa de memórias, respeitando os mecanismos naturais de funcionamento do cérebro humano. O objetivo é obter informações mais confiáveis e qualificadas, o que se traduz em investigações mais robustas e efetivas.

O curso foi ministrado pelo delegado Alcino Ferreira de Sousa Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP/AC), docente da disciplina nos cursos básicos e avançados de investigação de homicídios do Ministério da Justiça, membro do Laboratório de Cognição e Justiça (COGJUS), além de professor da ACADEPOL/AC.

“A Entrevista Investigativa representa um divisor de águas no modo como coletamos informações de fontes humanas. Não se trata apenas de fazer perguntas, mas de construir um ambiente propício para que as memórias sejam acessadas com o menor grau de interferência possível. Essa técnica reforça o compromisso da Polícia Civil com a verdade dos fatos e com a qualidade da prova produzida”, explicou o delegado Alcino.

A capacitação é parte da estratégia da atual gestão da Polícia Civil do Acre, com apoio do Governo do Estado, de investir na qualificação técnica dos seus operadores, garantindo maior eficiência nas investigações e respeito aos direitos fundamentais.

“O Governo do Acre tem sido um parceiro essencial no processo de valorização e capacitação dos nossos policiais civis. Essa formação demonstra o nosso empenho em oferecer à sociedade acreana uma polícia cada vez mais técnica, moderna e preparada para os desafios da investigação criminal. É por meio do conhecimento que fortalecemos a credibilidade das instituições e a eficácia das nossas ações”, afirmou o delegado-geral da PCAC, Dr. José Henrique Maciel.

A Polícia Civil do Acre segue firme em seu compromisso de evoluir continuamente, adotando práticas investigativas respaldadas pela ciência e focadas na excelência do serviço prestado à população.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil prende trio suspeito de integrar facção criminosa e praticar tortura em Tarauacá

Jamile Romano

Polícia Civil prende homem condenado por homicídio qualificado em Sena Madureira com apoio da Polícia Penal

Jamile Romano

Caso Wesley: advogada afirma que morte foi assassinato e não legítima defesa

Kevin Souza

Polícia Civil do Acre prende foragido por assalto em Rio Branco e recupera motocicleta roubada levada para Rondônia

Jamile Romano

Núcleo Pacificar da Polícia Civil marca presença na penúltima noite da Expoacre 2024

Raimundo Souza

MPAC e PM realizam segunda etapa de operação contra organização criminosa responsável por “golpe do Pix”

Jamile Romano