21.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Maio Laranja: Prefeitura reforça o combate à exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes

Publicado em 15/05/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com diversos outros órgãos, intensificou as ações do Maio Laranja nesta quinta-feira, 15 de maio. O mês de maio é um marco nacional na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, e a prefeitura reforçou o compromisso com a causa com ações de conscientização e combate à violência sexual infantil.

O gerente do Departamento de Assistência Social e Direitos Humanos, Jota Conceição, destacou a importância da campanha, que este ano completa 25 anos no Brasil. A iniciativa busca alertar a população sobre a gravidade da violência sexual contra menores e a necessidade de denunciar qualquer suspeita.

“Essa campanha tem como finalidade conscientizar a sociedade do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Ao saber de qualquer suspeita de violação, denuncie”, afirmou Jota Conceição.

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, reafirmou que o enfrentamento ao abuso sexual infantil é um trabalho contínuo da secretaria. Ele ressaltou a vasta programação de conscientização prevista para o mês de maio, incluindo pit-stops e visitas às escolas.

“A nossa mensagem é clara: nós não aceitamos que essa prática nojenta, esse crime hediondo, continue na cidade de Rio Branco. Queremos que os criminosos sejam punidos e que a sociedade, incluindo as crianças e adolescentes, tenham plena consciência do impacto desse crime”, afirmou João Marcos Luz.

Entre janeiro de 2022 e maio de 2025, foram registrados 1.879 casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no estado do Acre. A maioria das vítimas é composta por meninas, com idades entre 0 e 11 anos. Os dados foram fornecidos pela Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e Adolescente e Vítimas (DECAV).

A delegada Carla Fabíola Coutinho, responsável pela DECAV, explicou que, embora os números de casos tenham aumentado, isso reflete a maior confiança das vítimas em denunciar. As crianças e adolescentes estão mais encorajados a procurar ajuda, graças aos programas de conscientização, palestras e a crescente visibilidade do problema.

“As vítimas estão mais encorajadas a denunciar devido às ações de conscientização. Isso, na verdade, é um indicativo positivo, pois as crianças e adolescentes se sentem seguros para fazer denúncias”, disse Carla Fabíola Coutinho.

A DECAV funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e oferece um atendimento especializado e humanizado para crianças e adolescentes. Para quem deseja denunciar anonimamente, o Disque 100 é a opção, garantindo sigilo total na comunicação das informações.

“Se você tem receio, ligue para o Disque 100. A denúncia anônima é essencial para investigarmos e tomarmos as providências necessárias”, explicou a delegada.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com apoio da vice-governadora Mailza, Estado do Acre ajuda mães de autistas a serem inseridas no mercado de trabalho

Jamile Romano

Festival Casarão 26 anos: Um dos maiores pilares da música autoral do Norte desembarca no Acre com line-up nacional

Alessandra Karoline

Governo participa da 6ª edição da mostra ‘Acre, aqui tem SUS’ e reforça compromisso com a valorização da saúde pública

Marcio Nunes

Prefeito de Rio Branco recebe homenagem de costureiras pelo apoio dado ao setor

Jamile Romano

Saúde do Acre promove oficina de aleitamento materno e alimentação saudável em Rio Branco

Raimundo Souza

Veja como foi o programa O X da Questão de ontem, domingo, 25, na TV Rio Branco canal 8.1

Raimundo Souza