24.8 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saque do FGTS por calamidade é liberado em Rio Branco

Atualizada em 14/05/2025 16:02

A partir desta quarta-feira (14), trabalhadores de Rio Branco (AC) que residem em áreas atingidas pela cheia do rio Acre em 2025 já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por motivo de calamidade. A liberação foi autorizada pela Caixa Econômica Federal, nessa terça-feira (13), após a entrega do mapeamento das regiões afetadas pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

O processo será realizado exclusivamente de forma digital, através do aplicativo FGTS, disponível para celulares. Estão aptos ao benefício os trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, que possuam saldo na conta do FGTS e que não tenham realizado saque por calamidade nos últimos 12 meses, pelo mesmo motivo.

Para solicitar o saque, é necessário anexar um comprovante de residência que demonstre vínculo com a área atingida, emitido no máximo 90 dias antes do evento. Caso o cidadão não possua o documento, poderá procurar a sede da Defesa Civil de Rio Branco, a partir do dia 17 de maio, para emissão de uma declaração de atingido.

O valor máximo permitido para retirada é de R$ 6.220,00 por trabalhador.

A Prefeitura de Rio Branco orienta que os moradores verifiquem previamente se o endereço cadastrado está incluído no mapeamento da área afetada e que mantenham seus dados atualizados junto à Caixa. Em caso de dúvidas, os canais oficiais da Defesa Civil e da Caixa estão disponíveis para atendimento.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco e Caixa Econômica assinam convênio para construção de casas e apartamentos populares

Jamile Romano

Corrida abre movimento Maio Amarelo 2025 em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para esta quinta-feira, 29

Raimundo Souza

2ª Corrida do Ifac reúne mais de 500 pessoas e arrecada brinquedos e alimentos

Jamile Romano

Sebrae no Acre apoia realização do Acre Graffiti – 3° Festival Internacional de Culturas Urbanas

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco já retirou mais de 1,9 mil toneladas de entulhos em bairros atingidos pela enchente

Jamile Romano