35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Parceria entre Prefeitura e Embrapa no plantio de arroz beneficiará produtores da agricultura familiar

Publicado em 07/05/2025

O projeto “Produzir Para Empregar”, da Prefeitura de Rio Branco, continua fortalecendo a produção de grãos na capital acreana. Com a recente parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o foco agora é o cultivo de arroz, com o objetivo de beneficiar os produtores rurais da agricultura familiar com sementes de alta qualidade.

O secretário Municipal de Agricultura, Eracides Caetano, destaca que, desde o início da gestão passada, mais de 2.500 famílias foram cadastradas e recebem apoio contínuo. Entre os benefícios estão: assistência técnica, mecanização agrícola, doação de mudas de café, milho, calcário e avanços na infraestrutura, como a melhoria de ramais para escoamento da produção.

“Este ano, em parceria com a Embrapa, fizemos o plantio de sementes de arroz. Estamos trazendo para cá e distribuindo para cerca de 100 produtores. O objetivo é tornar o Acre autossuficiente em produção de milho, arroz, feijão, melancia e outras culturas”, informou o secretário.

Em uma área de três hectares, as variedades de arroz Primavera e o arroz 356 foram plantadas, e a expectativa é de uma colheita de aproximadamente 2 toneladas de sementes. Joselito Soares, responsável técnico da Secretaria de Agricultura, lembra que o Acre foi um grande produtor de arroz na década de 1980, mas observa que os modelos de governo anteriores tornaram o estado dependente do mercado externo.

“Nos anos 80, especificamente entre 1984 e 1985, os armazéns da Cageacre estavam praticamente lotados com arroz, milho e feijão. Infelizmente, ao invés de continuar crescendo, a produção diminuiu e nossa agricultura regrediu. O prefeito trouxe um projeto ousado que ajudará o estado a retomar a autossuficiência.”

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom visitou a área de plantio, nesta quarta-feira (7) e ficou entusiasmado com os resultados. Ele ressaltou o potencial da terra acreana, afirmando que a qualidade do solo e o clima garantem o sucesso da colheita em qualquer plantio.

“Isso aqui é riqueza! Isso aqui é comida, é segurança alimentar! O Acre precisava desse tipo de projeto. Nunca tivemos uma área de produção de sementes para distribuir para os nossos agricultores familiares. Agora, estamos com uma indústria agroindustrial, com beneficiadora e selecionadora, tudo para garantir um arroz de qualidade, igual aos que vêm de fora. Nossa terra é boa e produtiva, com o melhor clima para a agricultura. Não podemos mais aceitar que precisemos importar arroz. Este é o exemplo de como podemos produzir aqui”, explicou o gestor.

A colheita das sementes de arroz plantadas na área da Embrapa está prevista para o próximo dia 20 de maio, conforme informações da Secretaria Municipal de Agricultura.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MDB do Acre fará convenção em agosto para eleger nova direção e representantes

Kevin Souza

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Rio Branco neste sábado, 21

Raimundo Souza

OAB Acre realiza primeira sessão com Conselho Pleno com ato em defesa das sustentações orais

Marcio Nunes

Michelle Melo apresenta novamente requerimento por melhorias na AC 40 e 475

Marcio Nunes

Nota Premiada Acreana sorteia mais de R$ 260 mil para cidadãos e entidades sociais nesta quarta

Jamile Romano

Sol forte e calor atingem o Acre nesta quarta-feira (16), diz Censipam

Jamile Romano