25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde de Rio Branco promove qualificação de médicos da atenção primária para enfrentamento de síndromes respiratórias em crianças

Como parte das ações estratégicas voltadas ao enfrentamento das síndromes respiratórias, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nos dias 6 e 15 de maio uma qualificação voltada aos médicos da atenção primária, com foco no manejo clínico das síndromes respiratórias em crianças. A capacitação será realizada no auditório da Biblioteca Pública de Rio Branco, localizada no bairro Centro, nos dias 6 de maio (terça-feira), das 13h30 às 17h, e 15 de maio, das 8h às 12h.

Cerca de 80 médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participarão da qualificação, divididos em duas turmas de 40 profissionais. A formação abordará temas como diagnóstico e manejo clínico de casos leves, formas de transmissão, grupos de maior risco — com ênfase em crianças menores de cinco anos, principalmente menores de dois, sinais de alerta para infecções das vias aéreas e a importância da vacinação como medida preventiva.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, ressaltou a importância da atualização técnica das equipes. “É essencial que os profissionais da Atenção Primária estejam atualizados e preparados para atuar com eficiência e segurança.”, destacou o secretário. A atenção primária é considerada a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsável por organizar e filtrar o fluxo de atendimento em toda a rede.

A prefeitura busca investir na qualificação desses profissionais, garantindo um atendimento mais seguro e resolutivo, além de contribuir para a redução da sobrecarga nos serviços hospitalares neste período de alta demanda.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Setor de serviços mostra resultados positivos, revela Fecomércio Acre

Marcio Nunes

Frio intenso: Acre tem previsão de mínimas de até 10°C com tempo seco nesta quinta

Jamile Romano

Sala de Situação da Sema monitora nível dos rios em 25 pontos estratégicos

Jamile Romano

MPAC recorre para ampliar pena do ex-sargento Nery, condenado a mais de 9 anos de prisão

Kevin Souza

Prefeito em exercício participa de reunião virtual da Frente Nacional de Prefeitos

Raimundo Souza

MPAC lança nesta quinta-feira, em Rio Branco, o projeto “Eu Digo Não à Corrupção”

Jamile Romano