25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

Não há dúvidas de que o SUS é um dos melhores modelos de saúde pública do mundo

ACM Neto, o plano B

Longe de mandato há cinco anos, o baiano ACM Neto (União), ex-prefeito de Salvador e único expoente político do Carlismo – termo criado pelos seguidores do falecido avô ACM – está trabalhando como mineiro para ser alçado a alguma candidatura de destaque em 2026 aproveitando a forte federação de centro-direita União-PP, criada com sua ajuda no Congresso Nacional. A frente partidária – que se diz de oposição, todavia mantém dois ministérios e a presidência da Caixa no Governo Lula da Silva – conta  com 109 deputados e 14 senadores. Sumido do mapa eleitoral atual, mas atuando entre gabinetes de caciques, ACM pode surgir como um coringa neste consórcio eleitoral. Segundo próximos, ele pretende aparecer nas urnas numa dessas frentes:  disputar o Governo da Bahia (do qual saiu derrotado em 2022), o Senado ou ser vice na chapa de um nome viável da direita à Presidência da República, caso Ronaldo Caiado, hoje o nome do grupo, não vingue nas pesquisas ao Planalto.

Sem água e luz

Cresce, junto ao Itamaraty e ao Palácio, a pressão para que o Brasil, responsável pela sede da Embaixada da Argentina na Venezuela, suba o tom com o ditador Nicolás Maduro e arranque um salvo-conduto para os cinco opositores exilados, sem água nem luz, dentro do prédio. O tema ganhou força depois que o Governo brasileiro pressionou o do Peru a conceder salvo-conduto para a ex-primeira-dama Nadine Heredia.

SUS pago?

Não há dúvidas de que o SUS é um dos melhores modelos de saúde pública do mundo, sem custos à população. Mas a proposta do Governo de criar Plano de Saúde do SUS, a R$ 100 por mês, mobiliza a oposição. Os ministros da Fazenda, Planejamento e Saúde, além do Secretário-Geral da Presidência, terão de explicá-lo. A oposição aposta que é um factoide eleitoral para esvaziar o escândalo das aposentadorias.

Vergonha mundial

O resgate da ex-primeira-dama condenada Nadine Heredia ainda rende críticas e retaliações ao Governo Lula da Silva III. Além da Transparência Internacional, o escândalo travou a visita do presidente do Congresso peruano, Eduardo Cavides, há dias, quando se reuniria com Davi Alcolumbre e Hugo Motta. Haveria também encontros e jantares com missão de empresários brasileiros que investem no Peru.

Níver solidário

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) festejou aniversário com almoço beneficente na Fazenda da Esperança Feminina, em Palmas (TO). Recusou presentes e pediu doações: arrecadou R$ 600 mil para a instituição. O valor será para obras de reconstrução após as chuvas. Apoiada pela Igreja Católica, a Fazenda, também presente em outras cidades, é a maior entidade de tratamento e recuperação de dependentes químicos do mundo.

Lá do Saara

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) abraçou a pressão do embaixador Nabil Adghoghi, e apresentou na Câmara a Moção de Solidariedade ao Reino do Marrocos em razão de supostos atos cometidos pelas milícias armadas do Polisário. O grupo reivindica a independência do Saara Ocidental.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

The New York Times

Jamile Romano

O presidente Lula da Silva tem um aliado incômodo na porta ao lado

Jamile Romano

Segurança pública

Jamile Romano

Desembargadora Eva Evangelista recebe justa homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Jamile Romano

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, está com dias contados

Jamile Romano

Que fique de fora

Jamile Romano