23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sefaz investe em implementação de sistema online para declaração de ITCMD

Publicado em 30/04/2025

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) está trabalhando na implementação de um sistema online de Declaração do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) para todo o estado. A intenção é garantir maior celeridade no processo de recolhimento, uma vez que o sistema será totalmente online, trazendo maior agilidade e eficiência.

Nesta quarta-feira, 30, a equipe do Departamento do ITCMD/IPVA/Taxas se reuniu com o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas, para alinhamento e providências referentes ao novo sistema e apresentação de todos os detalhes.

Além de desburocratizar a tramitação, a ferramenta, que ainda está em fase de implementação e teste, reduzirá para até 10 dias o tempo de espera para a avaliação dos processos que, antes, levava de 30 a 60 dias.

Além da modernização, o sistema proporcionará a criação de um banco de dados com informações sobre os valores de bens, o que permite que imóveis semelhantes possam ser avaliados de maneira equivalente. Dessa forma, o levantamento de quanto deve ser pago pelo contribuinte fica mais ágil.

“A ideia é simplificar cada vez mais o acesso do contribuinte, desburocratizando os processos e acelerando o procedimento de análise do imposto e reduzindo o tempo de espera para a avaliação dos processos”, disse o secretário da Fazenda.

(Agência de Notícias do Acre)

 

 

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sefaz divulga programação do Seminário Qualidade de Vida no Trabalho

Marcio Nunes

Mais de 3 mil alunos iniciam o ano letivo de 2025 em Brasiléia com foco no ensino integral

Jamile Romano

Concurso 2.906 da Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 35 milhões

Kevin Souza

Lula manifesta solidariedade a ministros do STF após sanções dos EUA

Raimundo Souza

O impacto da inteligência artificial e do aprendizado de máquina no controle interno

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli dispensa servidores com mais de 60 anos e cancela desfile de 7 de setembro

Raimundo Souza