26.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 1 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sefaz investe em implementação de sistema online para declaração de ITCMD

Atualizada em 01/05/2025 08:24

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) está trabalhando na implementação de um sistema online de Declaração do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) para todo o estado. A intenção é garantir maior celeridade no processo de recolhimento, uma vez que o sistema será totalmente online, trazendo maior agilidade e eficiência.

Nesta quarta-feira, 30, a equipe do Departamento do ITCMD/IPVA/Taxas se reuniu com o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas, para alinhamento e providências referentes ao novo sistema e apresentação de todos os detalhes.

Além de desburocratizar a tramitação, a ferramenta, que ainda está em fase de implementação e teste, reduzirá para até 10 dias o tempo de espera para a avaliação dos processos que, antes, levava de 30 a 60 dias.

Além da modernização, o sistema proporcionará a criação de um banco de dados com informações sobre os valores de bens, o que permite que imóveis semelhantes possam ser avaliados de maneira equivalente. Dessa forma, o levantamento de quanto deve ser pago pelo contribuinte fica mais ágil.

“A ideia é simplificar cada vez mais o acesso do contribuinte, desburocratizando os processos e acelerando o procedimento de análise do imposto e reduzindo o tempo de espera para a avaliação dos processos”, disse o secretário da Fazenda.

(Agência de Notícias do Acre)

 

 

 

Artigos Relacionados

Seplan divulga relatório de pesquisa da cesta básica de outubro

Marcio Nunes

Escolas das unidades prisionais do estado dão início ao ano letivo de 2025

Jamile Romano

Procon fecha edição do programa Renegocia com mais de R$ 3 milhões renegociados e consumidores beneficiados

Jamile Romano

Prazo de inscrição para seleção de estagiários ao governo do Estado chega ao fim nesta quarta-feira

Jamile Romano

Bravo, minha filha!

Raimundo Souza

Comércio de Rio Branco inicia 2025 com otimismo cauteloso, aponta pesquisa realizada pela Fecomércio-AC.

Jamile Romano