25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

FEM lança edital de R$ 1,4 milhão em premiação do Cultura Viva

Publicado em 29/04/2025

Diário Oficial do Estado publica nesta terça-feira, 29, um chamamento público que tem como objetivo premiar projetos, iniciativas, atividades ou ações de 42 propostas de Pontos e Pontões de Cultura, de entidades e coletivos, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com apoio do governo do Acre.

O edital representa uma oportunidade para fortalecer a cultura no estado, com um investimento de R$ 1,47 milhão, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), que incentiva e promove o acesso e a diversidade.

O chamamento público abrange entidades formais e coletivos informais, garantindo inclusão e ampliando o impacto das atividades culturais em comunidades locais. Além disso, a implementação de cotas reforça a valorização da diversidade, beneficiando grupos tradicionalmente à margem dos benefícios.

De acordo com o presidente da FEM, Minoru Kinpara, o Acre jamais recebeu tantos recursos para o setor cultural como agora. “O governo federal e o governo estadual, por meio FEM, trabalham intensamente para que os recursos cheguem aos Pontos e Pontões de Cultura. Agradecemos ao nosso governador Gladson Camelí a oportunidade de contribuirmos com a construção da cultura no nosso querido Acre”.

De acordo com a Lei Nacional Cultura Viva, podem participar:

● Pontos de Cultura: entidades jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, grupos ou coletivos sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades;

● Pontões de Cultura: entidades com constituição jurídica, de natureza/finalidade cultural e/ou educativa, que desenvolvam, acompanhem e articulem atividades culturais, em parceria com as redes regionais, identitárias e temáticas de pontos de cultura e outras redes temáticas, que se destinam à mobilização, à troca de experiências, ao desenvolvimento de ações conjuntas com governos locais e à articulação entre os diferentes pontos de cultura que poderão se agrupar em nível estadual e/ou regional ou por áreas temáticas de interesse comum, visando a capacitação, ao mapeamento e as ações conjuntas.

As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas no período de 29 de abril a 30 de maio de 2025, exclusivamente por meio eletrônico, no formulário online disponibilizado no site da FEM: https://www.femcultura.ac.gov.br/.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com mais de 5 mil casos prováveis de dengue, Acre tem maior incidência do país a cada 100 mil habitantes

Jamile Romano

Regularização fundiária na Amazônia é debatida em Câmara Técnica de Governança no 27° Fórum de Governadores

Marcio Nunes

Vacinação contra gripe: população acreana tem até 31 de janeiro para se imunizar

Jamile Romano

Família fica gravemente ferida depois que um motociclista desrespeitou a sinalização e foi atingido por um carro

Raimundo Souza

Nível do Rio Acre atinge 16,20m; já são mais de 600 desabrigados

Jamile Romano

TRE inicia processo de geração de mídias para quase três mil urnas eletrônicas no Acre

Jamile Romano