29.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 28 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC solicita e Justiça determina medidas para fiscalização de apenados durante evento do Dia do Trabalhador

Atualizada em 28/04/2025 09:06

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, solicitou à Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco a adoção de providências administrativas voltadas à fiscalização de apenados durante a Festa do Trabalhador, programada para o dia 30 de abril, na Arena da Floresta. Em resposta ao pedido, a Vara expediu nesta sexta-feira (25) a Portaria nº 1790/2025, estabelecendo diretrizes para atuação das instituições responsáveis.

A solicitação do MPAC levou em consideração a dimensão do evento, promovido pelo Governo do Estado do Acre, que deve reunir grande público e ocorrer em local de ampla circulação. O MPAC pediu a regulamentação da área de exclusão coletiva e adjacências, com foco no controle de apenados dos regimes semiaberto harmonizado e aberto, em especial aqueles sujeitos a restrições judiciais de circulação.

A portaria judicial determinou que o entorno e as dependências do Estádio Arena da Floresta, no período entre as 19h do dia 30 de abril e o dia 1º de maio, sejam considerados área de exclusão. Também foram incluídos, de forma geral, bares, boates, prostíbulos e locais com aglomeração de pessoas, conforme previsto na Lei de Execução Penal.

A medida prevê a atuação do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), da Polícia Penal e das forças de segurança pública na fiscalização dos apenados. As abordagens aos monitorados deverão ser realizadas de forma individualizada, conforme os parâmetros estabelecidos na Resolução nº 412 do CNJ.

A portaria também estabelece que os apenados que necessitarem de autorização para atividade laboral no período entre 30 de abril e 1º de maio deverão apresentar requerimento por meio de defensor público ou advogado, no caso de regime aberto, ou diretamente à direção da Unidade de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (UMEP), no caso de regime semiaberto, com comprovação e validação pela Central de Monitoramento

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Defesa Civil do Acre recebe visita de Rondônia em busca de modelo de gestão para desastres naturais

Marcio Nunes

Câmara aprova empréstimo de 150 milhões para piso da enfermagem e recuperação de ruas de Rio Branco

Marcio Nunes

Bocalom reafirma compromisso com empresários locais em visita ao Distrito Industrial

Marcio Nunes

Rio Acre registra o menor nível dos últimos dez anos para maio em Rio Branco; enchente histórica fez água transbordar há 3 meses

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre cumpre mandado de prisão contra condenado por estupro de vulnerável em Senador Guiomard

Jamile Romano

Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho

Jamile Romano