28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Entre planilhas e propósitos: o equilíbrio do controle interno na vida profissional e pessoal

Por Cristiany Sales*

No ambiente profissional, o controle interno é um sistema estruturado para garantir que os processos ocorram conforme o planejado, minimizando riscos, prevenindo erros e promovendo a eficiência. Ele envolve planejamento, monitoramento, análise e correção — uma engrenagem que precisa funcionar com precisão. Empresas que prezam esse tipo de organização colhem frutos como segurança, credibilidade e constância nos resultados. Mas, e se olhássemos para nossa vida pessoal sob a mesma lente?

No dia a dia, muitas vezes deixamos nossa vida pessoal correr sem estrutura, na expectativa de que tudo se organize por conta própria. Ao contrário do que fazemos no trabalho, raramente aplicamos práticas como o acompanhamento de metas, revisão de hábitos ou avaliação de riscos emocionais e financeiros. Assim como no controle interno profissional, a ausência de um gerenciamento eficaz da rotina pessoal pode gerar desgastes, frustrações e uma constante sensação de desequilíbrio.

Quando decidimos transferir para a vida pessoal alguns princípios de controle interno — como planejamento de tempo, análise de prioridades e definição de limites — colhemos clareza e bem-estar. A rotina ganha estrutura, e conseguimos alinhar melhor nossos compromissos com nossos valores. Afinal, viver de forma desorganizada emocional e espiritualmente também nos expõe a riscos: perda de sentido, esgotamento e até rupturas em relacionamentos importantes.

Portanto, refletir sobre como estamos gerenciando nossa vida fora do expediente é tão importante quanto zelar pelos processos da empresa. O verdadeiro sucesso não está apenas nos resultados profissionais, mas na capacidade de alinhar propósito, autocuidado e responsabilidade em todas as áreas. Tal como uma empresa saudável depende de controles bem aplicados, uma vida plena exige gestão intencional, com espaço para o que realmente importa.

*Cristiany Sales é controladora interna da Agência de Negócios do Acre (Anac S.A.); pós-graduada em Auditoria Empresarial; Planejamento e Gestão; Pedagogia Empresarial com Ênfase em Gestão de Pessoas; Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos; graduada em Direito e Pedagogia

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Frio intenso se aproxima do Acre: temperaturas podem cair a 13°C nos próximos dias

Kevin Souza

Conab abastece unidade de Rio Branco com milho em apoio aos pequenos criadores pelo ProVB

Jamile Romano

Da Foz do Breu para o centro cirúrgico: Velloso leva esperança à pequena Adrieli

Kevin Souza

Estudantes do Ifac são aprovados em cursos mais concorridos de Minas Gerais e do Acre

Jamile Romano

Governador visita sede do Idaf, anuncia prorrogação do último concurso, e pode chamar 50 novos servidores

Marcio Nunes

Defesa Civil do Estado intensifica ações contra a estiagem e leva ações educativas ao interior

Marcio Nunes