24.3 C
Rio Branco
sábado, 26 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado propõe parceria à Controladoria-Geral de Rio Branco para criação de Conselho Estadual de Controle Interno

Atualizada em 26/04/2025 08:34
Iniciativa visa fortalecer a integração entre os entes e aprimorar as práticas de controle e governança no Acre. Foto: Letícia Vilacorta/CGE

Buscando o fortalecimento das políticas de integridade e transparência na administração pública, o governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE/AC), reuniu-se nesta sexta-feira, 25, com representantes da Controladoria-Geral do Município de Rio Branco (CGM) para discutir a criação do Conselho Estadual de Controle Interno.

A proposta tem como objetivo institucionalizar um espaço de diálogo e cooperação entre as controladorias municipais e estadual, promovendo a articulação de estratégias conjuntas de controle e melhoria da governança pública.

A reunião, realizada na sede da CGM, contou com a presença da controladora-geral do Estado, Mayara Cristine Bandeira de Lima, e do controlador-geral do Município em exercício, Clodiney Ferreira Lima, além de equipes técnicas de ambas as instituições. Na pauta, foram debatidas as diretrizes iniciais para a estruturação do conselho, que deverá funcionar como um fórum permanente de troca de experiências, construção de normativos e alinhamento de boas práticas de auditoria, fiscalização e gestão de riscos.

“A criação do Conselho Estadual de Controle Interno é um passo fundamental para consolidarmos uma rede colaborativa entre os entes públicos, fortalecendo o controle preventivo e promovendo maior eficiência na aplicação dos recursos públicos”, destacou a controladora-geral do Estado, Mayara Bandeira.

Segundo os gestores, a ideia é que o conselho reúna representantes com os poderes executivo e legislativo municipais promovendo um ambiente técnico e participativo para o avanço das políticas públicas de integridade.

O diretor de Auditoria e Controle da CGE, Cícero Antônio Ferreira Dias afirma que “o Conselho Estadual de Controle Interno além de ser um fato inédito no Estado representa a oportunidade de melhoria e aperfeiçoamento dessas unidades, nivelando conhecimentos, procedimentos e técnicas das instituições com impacto direto na eficiência e eficácia da gestão pública”.

Para a chefe da Unidade Central de Controle Interno da CGE, Vangela Nogueira de Oliveira Maquiné, “a inciativa  será crucial para a boa gestão pública como um todo, tornando-a mais eficiente e transparente, além de promover a integração do sistema de controle interno dos poderes e outros órgãos” disse.

A proposta foi bem recebida pelo município de Rio Branco, que sinalizou interesse em contribuir com a construção coletiva da iniciativa, levando a proposta ao Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom e a Associação dos Municípios do Acre (Amac)

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Controle Interno e Contratos Administrativos: um pilar da transparência e eficiência à luz da Nova Lei de Licitações

Raimundo Souza

Mais de 600 câmeras e 130 policiais garantem segurança do segundo dia de provas do Enem em todo o Acre

Raimundo Souza

Declarar IR com Inteligência Artificial: facilidade ou risco? Veja o que especialistas e a Receita dizem

Raimundo Souza

MPAC denuncia assessor parlamentar por violência doméstica em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Presidente do TJAC homologa resultado final do concurso público para o cargo de analista judiciário – oficial de justiça

Jamile Romano

Inscrições para o concurso da Sefaz encerram nesta sexta-feira

Jamile Romano