28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado propõe parceria à Controladoria-Geral de Rio Branco para criação de Conselho Estadual de Controle Interno

Iniciativa visa fortalecer a integração entre os entes e aprimorar as práticas de controle e governança no Acre. Foto: Letícia Vilacorta/CGE

Buscando o fortalecimento das políticas de integridade e transparência na administração pública, o governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE/AC), reuniu-se nesta sexta-feira, 25, com representantes da Controladoria-Geral do Município de Rio Branco (CGM) para discutir a criação do Conselho Estadual de Controle Interno.

A proposta tem como objetivo institucionalizar um espaço de diálogo e cooperação entre as controladorias municipais e estadual, promovendo a articulação de estratégias conjuntas de controle e melhoria da governança pública.

A reunião, realizada na sede da CGM, contou com a presença da controladora-geral do Estado, Mayara Cristine Bandeira de Lima, e do controlador-geral do Município em exercício, Clodiney Ferreira Lima, além de equipes técnicas de ambas as instituições. Na pauta, foram debatidas as diretrizes iniciais para a estruturação do conselho, que deverá funcionar como um fórum permanente de troca de experiências, construção de normativos e alinhamento de boas práticas de auditoria, fiscalização e gestão de riscos.

“A criação do Conselho Estadual de Controle Interno é um passo fundamental para consolidarmos uma rede colaborativa entre os entes públicos, fortalecendo o controle preventivo e promovendo maior eficiência na aplicação dos recursos públicos”, destacou a controladora-geral do Estado, Mayara Bandeira.

Segundo os gestores, a ideia é que o conselho reúna representantes com os poderes executivo e legislativo municipais promovendo um ambiente técnico e participativo para o avanço das políticas públicas de integridade.

O diretor de Auditoria e Controle da CGE, Cícero Antônio Ferreira Dias afirma que “o Conselho Estadual de Controle Interno além de ser um fato inédito no Estado representa a oportunidade de melhoria e aperfeiçoamento dessas unidades, nivelando conhecimentos, procedimentos e técnicas das instituições com impacto direto na eficiência e eficácia da gestão pública”.

Para a chefe da Unidade Central de Controle Interno da CGE, Vangela Nogueira de Oliveira Maquiné, “a inciativa  será crucial para a boa gestão pública como um todo, tornando-a mais eficiente e transparente, além de promover a integração do sistema de controle interno dos poderes e outros órgãos” disse.

A proposta foi bem recebida pelo município de Rio Branco, que sinalizou interesse em contribuir com a construção coletiva da iniciativa, levando a proposta ao Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom e a Associação dos Municípios do Acre (Amac)

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza reforça parceria com MDS para enfrentamento aos eventos climáticos e atendimento à população vulnerável

Raimundo Souza

Governo Federal autoriza construção de mais 600 unidades habitacionais para o Acre

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco faz entrega de certificados do curso de biojoias

Marcio Nunes

Rio de Janeiro bate recorde de turistas internacionais em 2025

Redacao

21 Dias de Ativismo: governo do Acre lança programa de enfrentamento à violência contra mulheres

Marcio Nunes

A vice-governadora Mailza Assis comemora o dia das crianças no ramal do Jiju

Raimundo Souza