23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

TJAC inicia processo de inscrições para Casamento Coletivo no município de Tarauacá pelo Projeto Cidadão

Publicado em 24/04/2025

As inscrições vão ocorrer do dia 29 de abril a 2 de maio, das 8h às 15h, na Secretaria Municipal de Promoção Social. Cerimônia será no dia 1º de junho

 

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) inicia no dia 29 de abril as inscrições para os casais interessados em oficializar a união durante o Casamento Coletivo pelo Projeto Cidadão, que será realizado no município de Tarauacá. Todo o processo é de forma gratuita e destinado apenas para casais que comprovarem hipossuficiência financeira.

As inscrições vão ocorrer do dia 29 de abril a 2 de maio, das 8h às 15h, na Secretaria Municipal de Promoção Social. Nesse período, os casais devem apresentar os documentos exigidos pela equipe (veja abaixo). A cerimônia será realizada no dia 1° de junho, às 16h, na Escola Professor José Augusto de Araújo, situado na Avenida Antônio Frota 689, no Centro de Tarauacá. Estão sendo oferecidas 100 vagas.

 

 

Atendimentos

Proporcionando diversos serviços públicos à população nas áreas mais remotas do estado, o TJAC realiza a primeira edição de 2025, no município de Tarauacá, entre os dias 27 e 28 de maio e nos dias 1 e 3 de junho.

Durante a primeira etapa a atividade irá acontecer na Aldeia São Vicente, Comunidade Humaitá, e a população terá disponível durante esses dois dias, 27 e 28, diversos serviços públicos. Entre eles, a emissão sem custos da carteira de identidade. Além disso, a população poderá buscar atendimentos nas áreas jurídica e de saúde facilitando o acesso a direitos e bem-estar.

Na segunda etapa, a ação será realizada na área urbana de Tarauacá entre os dias 1 e 3 de junho.

Em reunião de alinhamento com delegatários, no mês de abril, o desembargador Samoel Evangelista relatou que o acesso de milhares de pessoas a direitos básicos, muitas vezes são inacessíveis em regiões mais afastadas.

“Ao aproximar o Judiciário da população, especialmente de grupos em situação de vulnerabilidade, o Projeto Cidadão fortalece o exercício pleno da cidadania, a dignidade humana e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o desembargador.

O Projeto Cidadão conta com a colaboração de diversas instituições públicas, como a Defensoria Pública do Acre, o Ministério Público do Acre, a Polícia Civil com emissão de RG, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Receita Federal, o INSS, o TRE,  a  Secretaria de Estado da Mulher e o Serviço de Saúde Itinerante, os serviços de saúde do Município, dentre outros.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

São Francisco bate Plácido de Castro, vira líder e garante classificação às semifinais do Acreano Série B

Redacao

Acre concedeu refúgio a mais de 300 migrantes em 2024; maioria é venezuelana

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre desarticula quadrilha especializada em roubos de caminhonetes, Justiça condena grupo a mais de 120 anos de prisão

Jamile Romano

Campus Tarauacá realiza matrícula para vagas remanescentes do curso superior em Gestão do Agronegócio

Jamile Romano

Nota Pública sobre suspensão das atividades escolares da rede pública estadual nesta segunda

Raimundo Souza

Estados e municípios terão plano de combate à violência contra mulher

Marcio Nunes