35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Frente de frio intenso tem data para atingir o Brasil

Publicado em 15/04/2025

Depois da primeira onda de frio do outono, que atingiu o país no primeiro fim de semana de abril e derrubou as temperaturas, especialmente no Sul, Sudeste e até em Mato Grosso do Sul, o Brasil logo voltou a enfrentar uma onda de calor. Mas o frio tem data para voltar.

Segundo simulações atmosféricas do portal Climatempo, uma nova frente de frio intenso deve atingir o país a partir de 23 de abril. A previsão inicial aponta para uma massa de ar frio de origem polar, com forte intensidade, ainda mais severa do que a registrada no início do mês.

Essa nova massa de ar polar deve seguir uma trajetória continental, com o ar frio avançando pelo interior do continente. Isso aumenta seu poder de resfriamento, especialmente sobre o interior das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde o impacto deve ser mais intenso.

A trajetória da massa de ar frio deve levar o fenômeno até estados como Rondônia, Acre e o sul do Amazonas. Apesar da previsão de queda nas temperaturas, abril ainda deve terminar com valores dentro ou acima da média em todo o país.

Alertas de chuvas intensas

Após um fim de semana de tempo instável em grande parte do país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para a permanência do clima chuvoso em ao menos 20 estados nesta segunda-feira (14/4).

No centro-sul do país, o clima deve ser mais ameno, mas ainda com previsão de chuva forte no litoral sul, em Mato Grosso e Goiás. No Norte e Nordeste, o centro de baixa pressão segue atuando com intensidade, provocando precipitações mais fortes. O Inmet emitiu três alertas para chuvas intensas nas próximas horas.

[Metrópoles]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Desemprego sobe a 7,9%, mas é o menor para o 1º trimestre desde 2014

Jamile Romano

Cármen Lúcia diz que desinformação nas eleições é “cabresto digital”

Raimundo Souza

Declarações de IR entregues chegam a 42 milhões e superam 2023

Marcio Nunes

“Pandemia” de bets avançou mais rápido que surto da covid-19 no Brasil

Raimundo Souza

Agentes de Abin paralela sabiam sobre minuta de golpe, indica PF

Marcio Nunes

CFM: médicos terão que declarar vínculos com farmacêuticas e empresas

Raimundo Souza