24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo e Ministério da Justiça assinam protocolo de intenções para implementar programa de proteção a crianças e adolescentes no Acre

O governo do Estado e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) assinaram nesta quinta-feira, 10, em Brasília (DF), um protocolo de intenções para implementar ações do Programa Cria: Prevenção e Cidadania no Acre. A iniciativa tem como principal objetivo combater o cenário de insegurança que envolve jovens brasileiros.

O documento foi pactuado pelo secretário da Representação do Governo em Brasília (Repac), Fabio Rueda, e o ministro Ricardo Lewandowsky durante o lançamento oficial do Programa Crescer em Paz: Estratégia de Justiça e Segurança Pública para Proteção de Crianças e Adolescentes, um conjunto de 45 medidas que visam à prevenção a violência, ao acolhimento e à recuperação das vítimas e à facilitação do acesso à Justiça.

“Cuidar e, acima de tudo, proteger nossas crianças e adolescente são prioridades do governo do Acre. Não tenho dúvidas que esta parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública será exitosa e trará resultados positivos na prevenção e no enfrentamento aos crimes praticados contra esse público”, declarou Rueda.

Lewandowsky destacou a participação de movimentos sociais e das instituições na formulação das propostas do projeto. “O direito de crescer em paz depende de a sociedade participar diretamente e reivindicar os seus direitos. Tudo isso que estamos construindo aqui é fruto de uma mobilização popular, que esperamos estar em franco crescimento”, disse.

Lançado no ano passado, o programa Cria é uma estratégia nacional de prevenção ao uso e uso problemático de álcool e outras drogas. Para o público infanto-juvenil, foram criadas iniciativas voltadas ao enfrentamento à violência no contexto escolar, ao desenvolvimento de habilidades, enfrentamento ao bullying e ao fortalecimento de vínculos familiares com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, assim como à oferta de formação de gestores, com o objetivo de subsidiar suas decisões no campo da prevenção a respeito de quais iniciativas priorizar e incorporar, com base em evidências. 

No Acre, a execução do programa ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inscrições para o Concurso Cultural “Todos Contra o Aedes Aegypti” são prorrogadas até 27 de outubro

Marcio Nunes

Governador Gladson Camelí visita a Rádio Difusora Acreana e destaca avanços do governo durante entrevista

Raimundo Souza

Centro de Tradições Gaúchas no Acre arrecada doações para enviar ao Rio Grande do Sul

Jamile Romano

Por causa da lei eleitoral, casas do 1001 Dignidades serão entregues à comunidade após as eleições

Jamile Romano

Governador celebra sucesso da Expoacre em Cruzeiro do Sul e projeta meio bilhão de reais em negócios na edição da capital

Raimundo Souza

OCA Brasileia completa 1 ano com mais de 40 mil atendimentos realizados

Raimundo Souza