24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre apresenta redução de 29,31% de mortes violentas intencionais

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), apresentou dados que indicam uma redução significativa de diversos tipos de crimes, com destaque para a queda de 29,31% de mortes violentas intencionais no estado e de 33,33% em Rio Branco. O estudo, elaborado pela Diretoria de Inteligência da pasta, analisou os três primeiros meses do ano, comparados ao mesmo período de 2024.

Segundo o secretário da pasta, José Américo Gaia, esses números são fruto do esforço contínuo das forças de segurança. “A redução de homicídios e outros crimes é reflexo da ação integrada das nossas forças, além do engajamento da população. Nosso compromisso é continuar melhorando”, destacou.

Outro dado relevante é a diminuição de 19,29% de roubos no estado e 18,51% em Rio Branco, o que evidencia a eficácia das operações de combate a esse tipo de crime. Os furtos também apresentaram uma redução de 4,43% no estado e 6,55% em Rio Branco, o que reforça a melhoria no controle da criminalidade em áreas urbanas e rurais.

No caso específico dos roubos de veículos, o Acre apresentou uma redução de 16% nas ocorrências, e 24% dos veículos roubados ou furtados foram recuperados em 2025, o que indica um avanço no rastreamento e recuperação de bens furtados.

Em relação a crimes contra a mulher, as estatísticas também são positivas. O número de registros de crimes relacionados à Lei Maria da Penha diminuiu em 14% no estado e 12% em Rio Branco, o que representa um aumento na proteção das mulheres e uma resposta mais eficaz das autoridades.

O diretor operacional da Sejusp, Athaualpa Ribera, ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para a segurança e a integração entre os diversos órgãos de segurança: “O trabalho conjunto entre a Secretaria de Segurança, a Polícia Civil, Polícia Militar e os órgãos de Justiça tem sido fundamental para alcançar esses resultados”.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC recomenda urgência para solucionar falta de médicos especialistas no Alto Acre

Jamile Romano

Programa CNH Social no Acre: Aprovação Massiva e Alto Conhecimento, Aponta Pesquisa Data Control

Raimundo Souza

Primeira vez na história: Câmara de Sena Madureira será composta por três mulheres

Jamile Romano

Devido a fumaça, voo de Michelle Bolsonaro para Rio Branco é cancelado e agenda com Bocalom é adiada

Jamile Romano

Em meio ao crescimento de queimadas, qualidade do ar piora e poluição pode afetar grupos de risco no Acre

Jamile Romano

Acre está entre os dez estados com maior percentual de mulheres em cargos de liderança, aponta levantamento

Raimundo Souza