33.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre apresenta redução de 29,31% de mortes violentas intencionais

Publicado em 07/04/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), apresentou dados que indicam uma redução significativa de diversos tipos de crimes, com destaque para a queda de 29,31% de mortes violentas intencionais no estado e de 33,33% em Rio Branco. O estudo, elaborado pela Diretoria de Inteligência da pasta, analisou os três primeiros meses do ano, comparados ao mesmo período de 2024.

Segundo o secretário da pasta, José Américo Gaia, esses números são fruto do esforço contínuo das forças de segurança. “A redução de homicídios e outros crimes é reflexo da ação integrada das nossas forças, além do engajamento da população. Nosso compromisso é continuar melhorando”, destacou.

Outro dado relevante é a diminuição de 19,29% de roubos no estado e 18,51% em Rio Branco, o que evidencia a eficácia das operações de combate a esse tipo de crime. Os furtos também apresentaram uma redução de 4,43% no estado e 6,55% em Rio Branco, o que reforça a melhoria no controle da criminalidade em áreas urbanas e rurais.

No caso específico dos roubos de veículos, o Acre apresentou uma redução de 16% nas ocorrências, e 24% dos veículos roubados ou furtados foram recuperados em 2025, o que indica um avanço no rastreamento e recuperação de bens furtados.

Em relação a crimes contra a mulher, as estatísticas também são positivas. O número de registros de crimes relacionados à Lei Maria da Penha diminuiu em 14% no estado e 12% em Rio Branco, o que representa um aumento na proteção das mulheres e uma resposta mais eficaz das autoridades.

O diretor operacional da Sejusp, Athaualpa Ribera, ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para a segurança e a integração entre os diversos órgãos de segurança: “O trabalho conjunto entre a Secretaria de Segurança, a Polícia Civil, Polícia Militar e os órgãos de Justiça tem sido fundamental para alcançar esses resultados”.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo convoca reunião de emergência para alaviar os impactos das chuvas, alagamentos e inundações em diversas regiões do estado

Marcio Nunes

O cacau do Acre e a preciosidade da floresta que aponta para um futuro promissor da cultura cacaueira na região

Raimundo Souza

Empresa aérea deve pagar R$ 10 mil a passageiros do Acre impedidos de embarcar por lotação do voo

Jamile Romano

Secretaria do Meio Ambiente prevê fim de semana com chuvas intensas no Acre

Raimundo Souza

Semulher certifica mulheres em cursos profissionalizantes na capital e no interior

Raimundo Souza

Governador Gladson Camelí abre Assembleia Geral da GCF em Rio Branco e convoca países-membros aos desafios globais das mudanças climáticas

Marcio Nunes