23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

OAB Acre contesta restrições impostas pelo ISE e denuncia afronta à legislação federal

Publicado em 05/04/2025

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC) se manifestou firmemente contra a decisão do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) de restringir o acesso de advogados às unidades do órgão. A medida, que impõe limitações à atuação da advocacia, representa uma afronta direta ao Estatuto da Advocacia (Lei Federal nº 8.906/94), que assegura o livre exercício da profissão em qualquer repartição pública.

A OAB-AC, por meio de sua diretoria, argumenta que a regulamentação imposta pelo ISE não pode se sobrepor à legislação federal. O Estatuto da Advocacia garante aos profissionais da área o direito de se comunicarem livremente com seus clientes, sem qualquer interferência estatal indevida. A entidade ressalta que normas estaduais ou regulamentos internos de órgãos administrativos não podem restringir direitos expressamente protegidos por lei federal.

“A medida adotada pelo ISE configura evidente violação das prerrogativas da advocacia e afronta o Estatuto da Advocacia, que assegura o direito dos advogados de se comunicarem com seus clientes de forma reservada, sem a necessidade de agendamentos prévios ou outras restrições arbitrárias impostas por normativas estaduais ou internas de órgãos administrativos.”

Diante desse cenário, a OAB-AC ingressou com medidas cabíveis para garantir que a advocacia seja respeitada e que o direito de defesa dos assistidos não seja prejudicado. A seccional enfatiza que o impedimento imposto pelo ISE pode comprometer gravemente a ampla defesa e o devido processo legal, ferindo princípios constitucionais basilares.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Branco percebe alta no fluxo de imigrantes

Jamile Romano

Festival Acre Moda Revolução une criatividade e trabalhos manuais em Rio Branco

Redacao

Acre da início a operação de combate a queimadas e desmatamento

Jamile Romano

Procon lidera fiscalização e autua empresa por irregularidades na Expoacre

Marcio Nunes

Preços do diesel, da gasolina e do gás de cozinha sobem nesta quinta no Acre por alta no ICMS; entenda

Jamile Romano

Governo do Acre nomeia 11 novos defensores públicos aprovados em concurso; confira os nomes

Jamile Romano