30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 8 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com apoio da vice-governadora Mailza, Estado do Acre ajuda mães de autistas a serem inseridas no mercado de trabalho

Atualizada em 03/04/2025 08:57

Identificadas pelo projeto Mentes Azuis, executado pelo governo do Acre por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), mães autistas com capacidade de desenvolver negócios sustentáveis receberão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), kits de trabalho, recursos e ferramentas para incluí-las no mercado de trabalho.

A ação é possível graças ao apoio dado por Mailza quando era senadora da República, ao destinar R$ 1 milhão para a Fapac executar os projetos Mães da Ciência (mães solo) e Mentes Azuis, ação que também recebe recursos do deputado federal Eduardo Veloso e dos deputados estaduais Maria Antônia Pinheiro e Manoel Morais. Para a vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, a data de conscientização sobre o autismo “nos convida a refletir sobre a importância da ciência e do conhecimento na compreensão e no tratamento desse transtorno”.

Mailza acrescentou que além dos recursos destinados por emenda federal, em Sena Madureira, por meio da Fapac, foram realizadas em parceria com a Associação de Pais e Amigos Excepcionais, práticas de atividades esportivas pelos filhos com o transtorno do espectro autista. Em Assis Brasil, o Estado está adquirindo um veículo para a Associação de Mães Atípicas.

A vice-governadora também sancionou leis que apoiam pessoas com autismo e TDAH. Entre elas, a criação de selos para empresas e escolas que apoiam a inclusão social de pessoas autistas (Lei n° 4.410/24), o selo Escola Amiga do Autismo, concedido a escolas que promovem a inclusão social e o acesso à educação de pessoas autistas.

“Ao apoiarmos a pesquisa, a educação em TEA e o empreendedorismo feminino e atípico, contribuímos para um mundo mais justo e acolhedor para as crianças autistas e suas famílias. Trabalhamos por um estado mais inclusivo e a promoção de um ambiente de oportunidades iguais para todos”, destacou Mailza.

Mentes Azuis

Como explica a coordenadora do programa Mentes Azuis, Zenilda Leitão, o projeto tem um tripé de ações. O primeiro pilar é destinado ao financiamento de uma bolsa para mães de filhos autistas ou com deficiência intelectual para pesquisa sobre os temas nas comunidades nos 22 municípios do estado; o segundo, a inserção das mães de autistas no mundo dos negócios e do empreendedorismo; e o terceiro, a educação e capacitação sobre o autismo.

Um dos pilares do programa Mentes Azuis é voltado exclusivamente para a educação e formação de mães de filhos autistas. Foto: Arquivo/Secom

“Entendemos que a família precisa estar preparada para acolher as crianças. Uma vez acolhidas, essas crianças e essas mães serão abraçadas para que o mundo da deficiência tenha um novo olhar”, acrescentou Zenilda.

 

[Agência de Notícias]

Artigos Relacionados

Governo do Acre apoia evento de fomento ao desenvolvimento econômico e social na Amazônia

Marcio Nunes

Além do que se vê

Raimundo Souza

Com transmissão ao vivo pela Tv Rio Branco e site oriobranco.net Festival da Macaxeira inicia nesta 4ª com show nacional

Jamile Romano

Presidente da Câmara, Raimundo Naném, sofre grave acidante em ramal, na região de Pácido de Castro

Marcio Nunes

Nota pública sobre a volta das aulas presenciais na rede estadual de ensino

Jamile Romano

Ufac atinge, pela 1ª vez, nota 4 de 5 na escala de melhores instituições de ensino do país

Jamile Romano