23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre cria Dia Estadual da Prematuridade e reforça ações para prevenir partos antecipados

Publicado em 01/04/2025

O Dia Estadual da Prematuridade agora faz parte do calendário oficial do Acre. Sancionada pelo governador Gladson Camelí, a Lei nº 4.584/2025, publicada nesta terça-feira, 1°, estabelece a data de 17 de novembro como um marco anual para conscientização sobre os riscos do parto prematuro e fortalece medidas de prevenção. A iniciativa, de autoria do deputado Chico Viga, também cria o Programa de Conscientização e Enfrentamento do Parto Prematuro, que prevê ações educativas e capacitação profissional na área da saúde materno-infantil.

A nova lei define uma série de diretrizes para sensibilizar a população e qualificar os profissionais de saúde sobre o tema. Entre as ações previstas estão campanhas educativas, palestras, treinamentos específicos para a assistência neonatal e a iluminação de prédios públicos com a cor roxa durante a semana do dia 17 de novembro, simbolizando o apoio à causa.

Além disso, a legislação incentiva a veiculação de conteúdos informativos na mídia para alertar gestantes e familiares sobre os fatores de risco do parto prematuro e os cuidados essenciais com os recém-nascidos que chegam antes do tempo previsto. O objetivo é garantir mais informações para a prevenção e um atendimento qualificado para os bebês que necessitam de suporte especializado nos primeiros dias de vida.

“O parto prematuro ainda é um desafio na saúde pública, podendo trazer complicações para o bebê e para a mãe. Com esse programa, buscamos ampliar a informação, fortalecer a assistência e garantir que mais crianças tenham um começo de vida mais saudável”, destacou o coordenador da Rede Alyne, programa do Ministério da Saúde que visa reduzir a mortalidade materna e infantil no Brasil, Walber Carvalho.

As medidas previstas no programa serão implementadas com recursos próprios do Estado, podendo ser complementadas por parcerias com instituições privadas e organizações da sociedade civil. A regulamentação da lei ficará a cargo do Poder Executivo, garantindo sua aplicação e efetividade no fortalecimento das políticas de atenção à saúde materno-infantil.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Conab abastece unidade de Rio Branco com milho em apoio aos pequenos criadores pelo ProVB

Jamile Romano

Governo promove Corridinha pelo Meio Ambiente em comemoração ao Dia das Crianças, no sábado

Jamile Romano

Hoje,18/05/2024, aniversário de 71 anos do prefeito Tião Bocalom

Raimundo Souza

Segurança Pública amplia atuação do Gefron no Juruá

Jamile Romano

Nota Pública sobre o Concurso da Educação

Raimundo Souza

Energisa realiza campanha de doação de sangue junto com Hemoacre

Jamile Romano