16.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Energisa divulga os direitos e deveres quando o assunto é energia elétrica; confira

Publicado em 24/03/2025
Um dos deveres é garantir o acesso dos leituristas da concessionária ao medidor de energia
O acesso à informação tem se tornado cada vez mais fácil no ambiente digital, especialmente sobre serviços essenciais, como a energia elétrica. No entanto, além de conhecer os canais de atendimento da concessionária, é fundamental que os consumidores compreendam seus direitos e deveres.
Para esclarecer essas informações, a Energisa disponibiliza uma lista com orientações aos consumidores. Manter o cadastro atualizado é um dos deveres do consumidor, conforme definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso inclui informações como nome e documentos do titular, e-mail e telefone.
Outro dever do consumidor é informar a concessionária caso algum morador da residência dependa de equipamentos elétricos essenciais à vida. Esse registro permite um atendimento prioritário em casos de desligamentos acidentais, como os causados por temporais ou colisões em postes.
Os consumidores também devem facilitar o acesso de funcionários da distribuidora para inspeções e leitura do medidor. O equipamento pertence à concessionária e está sob guarda do cliente.
Além disso, algumas medidas simples, como manter os animais presos durante o período de leitura e deixar o acesso do leiturista ao medidor de energia livre contribuem diretamente para garantir que a leitura do consumo seja realizada com segurança. Vale destacar que a determinação da Aneel é que os medidores de energia sejam instalados do lado de fora dos imóveis.
Pagar a fatura dentro do prazo para evitar juros, multas e suspensão do serviço, e manter as instalações elétricas do imóvel seguras e regulares, sem fraudes ou furtos de energia são outros deveres dos consumidores, conforme a agência.
O atendimento telefônico gratuito e 24 horas é outro direito do consumidor, permitindo solicitações para solução de problemas emergenciais. No caso de manutenções programadas que impactem o fornecimento de energia, o aviso deve ser feito com pelo menos 72 horas de antecedência. Para garantir esse contato, é essencial que os dados cadastrais do consumidor estejam atualizados junto à empresa.
Mais informações sobre os direitos e deveres dos consumidores estão disponíveis no site Home 120 anos | Energisa, na seção “Seus Direitos e Deveres”.
Canais de atendimento
Aplicativo Energisa ON, WhatApp Gisa (www.gisa.energisa.com.br) ou callcenter 0800-647-7196.
[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sindmed-AC denunciará a falta de medicamentos na Fundhacre, UPAs e Huerb

Marcio Nunes

Com apoio do governo do Estado, atleta acreano conquista mais uma medalha de ouro em competição nacional

Raimundo Souza

Grupo Arasuper inaugura segunda loja Aramix na Vila Acre e oferece mais uma opção de atacado e varejo em um só lugar

Marcio Nunes

TJAC divulga gabarito preliminar da prova para o cargo de Analista Judiciário

Jamile Romano

Petecão propõe projeto para preservação e navegabilidade dos rios da Amazônia

Marcio Nunes

Michelle Melo faz apelo por pagamento atrasado de empresas de fardamento escolar

Marcio Nunes