25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saiba como adotar um pet do Centro de Zoonoses da Prefeitura de Rio Branco

Publicado em 19/01/2024

Com uma superlotação de mais de 50 animais, entre cães e gatos, a direção do Centro de Controle de Zoonoses e Saúde Animal, da Prefeitura de Rio Branco, faz um apelo para que os tutores se responsabilizem de fato por seus pets.

A maioria dos animais que chegam ao Centro de Zoonoses são por maus-tratos e até mesmo por abandono dos tutores.

Segundo o administrador do centro Nésio Mendes, até mesmo uma cadela da raça Pit Bull, está acautelada judicialmente no local há quase dois anos sem um desfecho jurídico sobre com quem ela deve ficar, após uma separação litigiosa.

Nésio conta também que, mesmo existindo leis que punem crimes contra animais com multa e até prisão, esse tipo de crime ainda é muito comum.

“Infelizmente eles esquecem que a Lei 14.064 traz penalidades de até cinco anos de prisão para quem abandonar ou maltratar o animal. A zoonose não é abrigo para animais é o Centro de Vigilância de Saúde Animal e nós precisamos focar nisso, na orientação, lembrar as pessoas que, quando se tem um animal, tem responsabilidade para com ele. Hoje temos superlotação, gatil superlotado, as baias caninas superlotadas e, infelizmente, nós não temos expansão para trazer mais animais para cá. Depende de que toda a sociedade se informe melhor das responsabilidades de um animal e do que a lei diz para assim não abandonar o animal e nem trazer o animal com maus tratos para cá.”

O administrador apela ainda que a população entenda que a finalidade do centro é cuidar da saúde dos animais e não um local de descarte, quando o proprietário não quer mais se responsabilizar por seus pets.

Para quem desejar adotar um cão ou gato, deve ligar para o Centro de Zoonoses no número 3221-3561 e agendar uma visita de avaliação.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre anuncia antecipação do pagamento de salários a mais de 54 mil servidores

Jamile Romano

Transformando a diversidade em vantagem: Como construir equipes estratégicas para um mundo globalizado

Raimundo Souza

Mais de cinco mil carteiras de habilitação válidas aguardam retirada no Detran

Marcio Nunes

Déficit previdenciário do Acre pode alcançar R$ 2,1 bilhões em 2026 e pressiona orçamento estadual

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco Leva Saúde Itinerante à Comunidade da Vila Custódio

Marcio Nunes

Governo do Acre e parceiros lançam edital de concursos para blocos e realeza da folia no Carnaval da Família 2025

Jamile Romano