23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Corpo de Bombeiros realiza trabalho preventivo durante o Carnaval da Família

Atualizada em 04/03/2025 07:13

A atuação estratégica e contínua do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) durante o período de Carnaval envolveu todo o efetivo da cooperação. De acordo com o comandante do CBMAC, cel. Charles Santos, todo o planejamento foi elaborado com 30 dias de antecedência, levando em consideração o atual cenário de risco para alagamentos, enxurradas e inundações em diversas regiões do Estado, considerando que 2024, do total de 22 municípios, 19 foram afetados pelas enchentes.

Corpo de Bombeiros na operação carnaval, está distribuído nos três batalhões e com efetivo no carnaval da família, com oito militares, distribuídos no local, sendo: um de prevenção no palco, outras duas duplas de socorristas, e motoristas que ficam na altura de incêndio e salvamento. Foto: Neto Lucena/Secom

“Durante os dias de festividade, nossas equipes permanecem atentas e atuam de maneira integrada com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública (SISP) e nos locais onde Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não está presente, estamos realizando o atendimento, reforçando a proteção dos foliões e assegurando um ambiente seguro para todos. Nosso trabalho preventivo abrange o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), o combate a incêndios e a fiscalização de edificações, com vistorias realizadas antecipadamente para garantir que todos os espaços estejam seguros para o público”, pontuou o comandante do CBMAC.

Bombeiros orientam ambulantes e microempreendedores no Carnaval da Família. Foto: Neto Lucena/Secom

Sobre a averiguação e atuação diária das equipes dentro da Praça da Revolução, local em que ocorre o Carnaval da Família 2025 que este ano é promovido pelo governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco e Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), o capitão do CBMAC, Roger Santos, explicou que: “O intuito dos Bombeiros no carnaval é fazer ações de prevenção, onde a gente conversa com os donos de restaurantes, os ambulantes, para verificar se eles sabem usar o extintor e o que fazer diante de uma ocorrência de incêndio ou acidente elétrico. Para além disso, a gente assegura que os preventivos do local estão em dia com os extintores, rotas de saída e os batalhões”.

Com relação as orientações passadas aos microempreendedores durante o Carnaval, o capitão Santos explicou: “Estamos abordando antes do público realmente chegar e é uma conversa muito informativa para verificar se eles sabem o que fazer diante de alguma situação como choque elétrico ou princípio de incêndio. Caso eles não saibam, a gente faz a demonstração de como funciona o tintor ou medidas paliativas, como usar um lençol ou um pano úmido em cima do foco de calor, então é uma atividade preventiva que vem surtindo efeito”, destacou.

Anualmente o microempreendedor Saulo Gonçalves participar com a venda de bebidas no carnaval. Foto: Neto Lucena/Secom

O microempreendedor Saulo Gonçalves, conta que anualmente participa do Carnaval com a venda de bebidas e perguntado sobre o trabalho preventivo do Corpo de Bombeiros, ele ressalta: “Para nós é ótimo essas orientações, às vezes a pessoa não sabe, utilizar o extintor e com a orientação deles fica melhor para nós, pois, caso aconteça um acidente assim, as pessoas já sabem como agir”, declarou.

Preparativos para o Carnaval

O Corpo Bombeiros, para além da guarnição que está no Carnaval da Família, ele permanece com os trabalhos dos batalhões, no qual atendeu também o bloco ‘Vai quem quer’ que ocorreu no último domingo no bairro Tucumã em Rio Branco.

Mesmo diante desse desafio, estruturamos uma operação extraordinária que garante tanto a segurança da população nos eventos quanto a continuidade das nossas missões em todo o Acre. Estamos atuando com presença efetiva nas unidades operacionais de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Sena Madureira, Brasiléia, Epitaciolândia, Feijó e Tarauacá, cobrindo todas as localidades onde ocorrem os eventos de Carnaval, atendendo também a solicitação Mâncio Lima”, acrescento o Cel. Santos.

Ações do CBMAC em todo o estado

O comandante Charles Santos relata que a missão vai além dos eventos urbanos. O CBMAC  segue prestando atendimento em todo o estado, inclusive em áreas de difícil acesso. “Nas últimas 48 horas, foi realizado operação com atendimento em locais de difícil acesso, sem a possibilidade de tráfego de ambulância ou pick up , o CBMAC acessou de quadriciclo para salvar vítimas de disparo de arma de fogo , parturiente, entre outras eventos no interior do Estado. Nos últimos dias, também realizamos operações de resgate em áreas alagadas, buscas por pessoas desaparecidas, atendimentos pré-hospitalares e mergulhos operacionais em rios e igarapés, garantindo socorro imediato a quem mais precisa, muitas vezes em locais de extrema complexidade.  Cada ocorrência reforça nosso compromisso com a vida e a segurança dos acreanos. Além disso, já temos nosso Plano de Operação de Resposta a Desastres totalmente preparado e em prontidão, caso seja necessária uma resposta imediata a possíveis enxurradas ou inundações”, finalizou Charles Santos.

Artigos Relacionados

Acre tem previsão de temperaturas altas e pancadas de chuva a tarde nesta quinta-feira (12), diz Censipam

Jamile Romano

Estado promove ciclo de palestras sobre a cadeia produtiva do mel

Raimundo Souza

Expoacre: em seu estande Iepetec mostra resultados dos processos de formação dos estudantes

Marcio Nunes

Bocalom realiza reunião de alinhamento para a conclusão de relatórios de transição

Marcio Nunes

Com meta de realizar 100 cirurgias ainda em agosto, governo lança mutirão de ortopedia para diminuir demanda reprimida

Jamile Romano

Cursos gratuitos oferecidos pela Agência de Negócios do Acre ampliam oportunidades profissionais

Jamile Romano