25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC regulamenta cota para contratação de mulheres vítimas de violência doméstica

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, publicou nesta terça-feira (25) o Ato nº 025/2025, que estabelece critérios para a contratação de mão de obra de mulheres em situação de vulnerabilidade decorrente de violência doméstica e familiar, no âmbito da instituição.

O ato determina a reserva mínima de 5% das vagas em contratos de prestação de serviços contínuos com regime de dedicação exclusiva de mão de obra para mulheres que se enquadrem nessa condição, desde que atendam à qualificação profissional exigida. A medida se aplica a contratos que contemplem pelo menos 25 trabalhadores.

A norma prevê prioridade para candidatas que possuam filhos ou dependentes em idade escolar ou com deficiência, bem como para mulheres pretas e pardas. Além disso, inclui expressamente mulheres trans, travestis e outras identidades femininas.

A execução da medida contará com o apoio do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do MPAC, responsável por fornecer a relação de mulheres aptas ao preenchimento das vagas. Os editais de licitação e avisos de contratação direta deverão prever o cumprimento da cota e a manutenção do percentual ao longo da vigência dos contratos.

A regulamentação também dispõe sobre a necessidade de sigilo em relação à identidade das mulheres contratadas, além de prever a adoção de ações de conscientização interna para prevenir qualquer tipo de discriminação no ambiente de trabalho.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

No Acre cinema não é indústria, é semente e quem planta sabe que um dia floresce

Raimundo Souza

Restaurante Popular estará fechado, no mês de janeiro, devido ao período de transição administrativa e operacional

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza Assis assina termos de fomento para realização da reforma do Lar dos Vicentinos

Raimundo Souza

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Redacao

Construção do Porto de Cruzeiro do Sul ganha força com parceria entre governo do Acre e DNIT

Raimundo Souza

No Acre, mais de 40 mil pessoas buscam independência e crescimento profissional por meio do empreendedorismo

Jamile Romano