24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre inaugura nova sede do Procon com marco em sustentabilidade e eficiência no atendimento ao consumidor

O governador Gladson Camelí, acompanhado da vice-governadora Mailza Assis, inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 24, a nova sede do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon), localizada na Avenida Nações Unidas, em Rio Branco. Além de proporcionar um atendimento mais eficiente e humanizado à população, o prédio representa um marco para a administração pública estadual, sendo o primeiro do governo a contar com energia renovável.

A obra, executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com recursos do Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência), recebeu um investimento de R$ 6,77 milhões. A nova instalação moderniza e amplia a capacidade de atendimento do Procon, garantindo mais conforto aos servidores e aos consumidores que buscam os serviços do órgão.

“O governo do Estado tem um compromisso firme com a defesa do consumidor, e a nova sede do Procon representa um avanço significativo nesse sentido. Aqui, garantimos um atendimento mais ágil, humanizado e acessível para a população. Nossa gestão trabalha para fortalecer os direitos dos cidadãos e criar um ambiente de consumo mais justo para todos”, destacou o governador Gladson Camelí.

“Nossa gestão trabalha para fortalecer os direitos dos cidadãos e criar um ambiente de consumo mais justo para todos”, destacou o governador. Foto: Felipe Freire/Secom

Atendimento eficiente e infraestrutura moderna

A nova sede do Procon foi projetada para oferecer um ambiente moderno e acessível, proporcionando mais conforto aos cidadãos que buscam orientação e resolução de conflitos nas relações de consumo. Com ampliação da estrutura, o espaço conta com salas equipadas para atendimento individualizado, auditório para palestras e capacitações, além de espaços destinados à equipe técnica do órgão.

Durante os últimos quatro anos, o Procon realizou mais de 200 mil atendimentos, consolidando-se como referência na defesa do consumidor. Além disso, a instituição promoveu mais de mil ações educativas entre 2021 e 2024, com palestras, distribuição de material informativo e participação em eventos comunitários. Na área de fiscalização, foram realizadas mais de 7 mil ações para garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

Durante os últimos quatro anos, o Procon/AC realizou mais de 200 mil atendimentos. Foto: Felipe Freire/Secom

O Núcleo de Superendividamento, criado em 2022, também tem desempenhado um papel fundamental na recuperação financeira dos acreanos, intermediando a negociação de mais de R$ 12 milhões em dívidas para consumidores que não conseguem honrar seus compromissos sem comprometer sua subsistência.

Para a presidente do Procon, Alana Albuquerque, este é um marco para a instituição ampliar ainda mais seus resultados. “A nova sede do Procon/AC é um marco para a defesa dos direitos do consumidor no nosso estado. Com uma estrutura moderna e mais acessível, poderemos oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado. Nosso compromisso é garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados e que possamos mediar as relações de consumo de forma justa e transparente”, reforçou a presidente.

Para a presidente do Procon, Alana Albuquerque, este é um marco para a instituição ampliar ainda mais seus resultados. Foto: Felipe Freire/Secom

Sustentabilidade na administração pública

A inauguração da nova sede do Procon marca um avanço na política de sustentabilidade do governo estadual. O edifício é o primeiro prédio público do governo a contar com um sistema de geração de energia renovável, reduzindo custos operacionais e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

“Este prédio simboliza o compromisso do nosso governo com a modernização, o respeito ao meio ambiente e a melhoria dos serviços públicos. Com a utilização de energia renovável, estamos inaugurando uma nova era para a administração pública do Acre, buscando eficiência e responsabilidade ambiental”, destacou o governador Gladson Camelí.

Inauguração da nova sede do Procon marca um avanço na política de sustentabilidade do governo estadual. Foto: Felipe Freire/Secom

O secretário de Estado de Obras Públicas, Ítalo Lopes, completou: “Projetamos uma estrutura moderna, acessível e funcional, garantindo um ambiente adequado tanto para os servidores quanto para a população. Essa obra foi pensada para oferecer mais conforto e eficiência no atendimento ao consumidor acreano”.

Histórico e fortalecimento do Procon

Criado em 2000, o Procon passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Em 2019, durante o primeiro mandato do governador Gladson Camelí, o órgão foi transformado em autarquia, ganhando autonomia administrativa e financeira. Desde então, tem se expandido para todas as cinco regionais do estado, garantindo atendimento à população dos 22 municípios acreanos.

A nova sede permitirá a implementação de novas tecnologias e projetos inovadores, como o CDC Digital e a Escola Estadual de Defesa do Consumidor, que visam fortalecer a transparência e a educação para o consumo.

Governador Gladson Camelí, acompanhado da vice-governadora Mailza Assis, durante a inauguração. Foto: Felipe Freire/Secom

Com essa iniciativa, o governo do Acre reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores, o fortalecimento da defesa do consumidor e a promoção de um futuro mais sustentável para o estado.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil recupera veículo furtado mediante fraude e prende suspeito em Rio Branco

Redacao

O servidor acordando hoje com a segunda metade do 13º na conta

Raimundo Souza

Saúde do Acre traça estratégias de combate à febre do oropouche

Jamile Romano

Multidão lota parque de exposições na última noite da Expoacre Juruá com shows de Wesley Safadão e Eric Land

Jamile Romano

Horto Florestal será palco de ações no Dia Mundial da Criatividade com apoio da Prefeitura de Rio Branco

Raimundo Souza

Rodrigo Aiache, presidente da OAB no Acre, expressa pesar pela morte da  advogada  Juliana Chaar: “Perdi uma irmã”

Raimundo Souza