28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 16 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Secretário de Saúde de Rio Branco fala sobre novas contratações e detalha ações de combate à dengue

Atualizada em 17/02/2025 14:33

Durante participação na manhã desta segunda-feira (17) em um programa de TV, o secretário de Saúde Rennan Biths falou sobre as ações encampadas pela Prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias de Saúde e Cuidados com a Cidade, no combate às arboviroses. O prefeito Tião Bocalom declarou estado de emergência desde o dia 23 de janeiro, por conta do aumento de casos de dengue e arboviroses como zika e chikungunya.

Ao vivo, o secretário falou também sobre o programa Aedes do Bem, novas contratações e destacou o elemento mais importante no enfrentamento: a força-tarefa dos organismos públicos e a colaboração da população. “A união de esforços entre secretarias com a Saúde e Cuidados com a Cidade, minimiza os impactos da dengue. E a determinação do prefeito Tião Bocalom é que essas ações sejam cada vez mais intensificas. Para isso, contamos também com a ajuda, o cuidado da população, evitando água parada, e garantindo com que o mosquito não tenha condições de reprodução”.

Outro ponto importante, e que a população deve ficar atenta, é saber a unidade ideal a procurar: Rennan destacou os sintomas que, caso quem está em casa apresente, deve procurar uma das Unidades de Referência em Atenção Primária. “Febre, dor de cabeça, dor muscular e dor nos olhos: se você sente um desses sintomas, você deve procurar uma de nossas Uraps que, inclusive, contam com unidades especiais em horários de funcionamento ampliados”.

A Semsa transformou quatro Uraps em unidades especializadas no combate à dengue. Com isso, as Uraps Roney Meirelles, no Adalberto Sena; Hidalgo de Lima, na Sobral; Cláudia Vitorino, no Taquari; e Rozângela Pimentel, no Calafate funcionam em horário diferenciado aos finais de semana: desde o último sábado (15), elas funcionam de 7h até às 17h.

Durante a semana, de segunda a sexta-feira, três dessas unidades funcionam até às 22h: Roney Meirelles, no Adalberto Sena; Hidalgo de Lima, na Sobral; e Cláudia Vitorino, no Taquari.

Aedes do bem

O secretário falou ainda sobre o programa Aedes do Bem, uma novidade no enfrentamento da dengue no longo prazo. “É uma tecnologia nova. Como falei para você: temos duas frentes, e o Aedes do Bem é apenas uma delas, que, para você entender, são mosquitos geneticamente modificados que, inseridos no meio ambiente, têm como objetivo acabar com o vetor transmissor, que alguns mosquito de um sexo específico — o feminino”.

Rennan explica que, para o material ser devidamente aplicado, um acordo com a empresa foi emitido para que a entrega seja feita em lotes — e não de forma integral, como realizado anteriormente — com o objetivo de preservar sua vida útil.

“Esse produto é um prazo de vida útil muito curto. E só a logística de entrega demanda muito tempo. Nós temos um rito legal, de fiscalização, inspeção para que só então o projeto seja executado. Isso deve ser minuciosamente obedecido. Ao mesmo tempo, o tempo de vida útil diminui e muito. Uma reunião com a empresa foi realizada e decidido que a entrega seria em lotes. Então os produtos voltaram ao fabricante e retornam para a gente dessa forma”.

Contratações

Sobre novas contratações, o secretário explica que a Semsa trabalha duas frentes de ação: contratações temporárias, dada a situação de emergência, e chamamento efetivo — a ser trabalhado junto às pastas de Administração e Planejamento.

“Nós queremos atuar de forma rápida nesse período emergencial, mas ao mesmo tempo garantir o fortalecimento de forma efetiva e permanente”.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

MPAC e Polícia Militar cumprem mandados judiciais contra investigados por ameaça a desembargador

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco inicia exercício financeiro de 2025 com foco na austeridade

Marcio Nunes

Desfile das Campeãs faz quadrilhas brilharem na última noite do Arraial Cultural

Jamile Romano

O governador Gladson Cameli prestigia o baile dos oficiais médicos da PMAC

Raimundo Souza

Interdição da ponte sobre o Rio Caeté é adiada em Sena Madureira, interior do Acre

Raimundo Souza

Prefeitura realiza limpeza e manutenção de cemitérios de Rio Branco para o Dia de Finados

Marcio Nunes