23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Navio-hospital da Marinha do Brasil chega em Cruzeiro do Sul para atender até 10 mil moradores de áreas isoladas

Publicado em 16/02/2025

Navio chegou em Cruzeiro do Sul nessa sexta-feira (14) para atendimentos — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Equipes oferecem serviços odontológicos, clínicos, exames de mamografia e ultrassonografia, além da entrega de medicamentos até o mês de abril. Também serão atendidos moradores de áreas isoladas de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Veja o Vídeo Clicando Aqui:

O Navio-Hospital Doutor Montenegro chegou em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, nessa sexta-feira (14) com diversos atendimentos de saúde para a população do Vale do Juruá. As equipes da Marinha do Brasil oferece atendimentos odontológicos, clínico, exames e entrega de medicamentos.

Essa é a 25ª missão da tripulação, denominada Operação Acre 2025As equipes, que devem ficar no Acre até abril deste ano, pretendem atender entre 9 a 10 mil moradores das cidades da região.

Além de Cruzeiro do Sul, as equipes vão atender comunidades ribeirinhas também de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

A embarcação partiu de Manaus dia 21 de janeiro em direção ao Juruá com o objetivo de fornecer atendimento médico e odontológico às comunidades ribeirinhas e isoladas da região. A equipe é formada por 16 profissionais, entre médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O comandante da tripulação dá ênfase no objetivo da viagem.

“Traz atendimento médico, odontológico, laboratoriais, exames de mamografia, ultrassonografia e, o mais importante, o paciente sai do navio com os medicamentos necessários para começar o tratamento”, explicou o capitão de corveta da Marinha do Brasil e comandante da tripulação, Hallan Maforte.

A Operação Acre é uma iniciativa anual da Marinha do Brasil que visa levar assistência médica a áreas de difícil acesso na Amazônia, reafirmando, segundo a organização, o compromisso com o bem-estar das populações ribeirinhas e indígenas.

“Nossa perspectiva é fazer cerca de 9 mil a 10 mil atendimentos não apenas em Cruzeiro do Sul, mas também nas comunidades mais isoladas, como Triunfo, Paraná dos Mouras, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

A coordenadora regional de saúde no Juruá, Diani Carvalho diz que a vinda da equipe hospitalar da Marinha reforça o trabalho do estado para levar saúde e acessibilidade para as comunidades que vivem as margens do rios.

“Já são 25 anos trazendo saúde especializada também para as comunidades, que é o foco principal da missão. Essa é nossa maior dificuldade e desafio, que demanda maior custo”, destacou a coordenadora.

A ação é feita em parceria com Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Saúde. A gestão o apoia na logística para que os moradores das áreas isoladas cheguem até a unidade atracada às margens do Rio Juruá.

O secretário de Saúde da cidade, Marcelo Siqueira, explicou que a prioridade em atendimento para as populações isoladas. “Vamos criar uma rede de apoio para trazer essas pessoas para o navio-hospital”, resumiu.

  • Com informações G1 Acre
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ifac abre edital para vagas remanescentes no Programa de Monitoria

Kevin Souza

PERIGO! Rio Branco capital do Acre está sendo invadida por Caracóis Indianos perigosos

Raimundo Souza

Profissionais da Unacon participam do 10º Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos em Fortaleza

Jamile Romano

FEM realiza fóruns para definir editais do Fundo Estadual de Cultura e Aldir Blanc

Marcio Nunes

Prefeitura destina quase R$ 3,5 milhões para reforçar setores estratégicos de Rio Branco

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco participa de oficina da Sudam e Amac para captação de recursos e fomento de investimentos

Marcio Nunes