25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Datafolha: 24% aprovam o governo Lula e 41% reprovam

32% avaliam o governo como regular e 2% não souberam ou não responderam. Segundo o Datafolha, é o pior nível de aprovação em todos os três mandatos do presidente Lula.

Veja o Vídeo: Clique Aqui:

Pesquisa Datafolha mostra queda na avaliação positiva de Lula

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” na sexta-feira (14) aponta que 24% dos eleitores brasileiros aprovam o governo do presidente Lula (PT) e que 41% reprovam.

Dos entrevistados, 32% avaliam o governo como regular, e 2% não souberam ou não responderam.

Segundo o Datafolha, é o pior nível de aprovação em todos os três mandatos do presidente Lula, e a reprovação também é recorde.

Antes, Lula havia atingido 28% de ótimo e bom em outubro e dezembro de 2005, no auge da crise do mensalão, em seu primeiro mandato, que ocorreu de 2003 a 2006. Já o maior índice de ruim e péssimo tinha sido registrado em dezembro de 2024, e foi de 34%.

O levantamento ouviu 2.007 eleitores de 113 cidades entre segunda-feira (10) e terça-feira (11). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Na pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2024, a aprovação de Lula era de 35% e a reprovação, 34%. Consideraram o governo regular 29% e 1% não soube ou não respondeu.

Veja os números:

  • Ótimo/bom: 24% (eram 35% em dezembro);
  • Regular: 32% (eram 29% em dezembro);
  • Ruim/péssimo: 41% (eram 34% em dezembro);
  • Não sabem: 2% (era 1% em dezembro).

Avaliação do governo Lula

Pesquisa foi realizada entre 10 e 11 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

De acordo com o levantamento, no mesmo período do mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha uma reprovação semelhante: 40% consideravam seu governo ruim ou péssimo e 31% achavam ótimo ou bom.

Segmentos da pesquisa

A aprovação do governo Lula também teve queda tanto entre homens quanto em mulheres, sendo que 24% dos dois gêneros aprovam o presidente (eram 38% das mulheres e 33% dos homens em dezembro).

% dos eleitores que avaliam o governo Lula ‘ótimo’ ou ‘bom’ – Gênero

Pesquisa foi realizada entre 10 e 11 de fevereiro. A margem de erro tanto para homens quanto para mulheres é de três pontos percentuais para mais ou para menos

Entre os que ganham até dois salários mínimos, o Datafolha aponta que a aprovação caiu de 44% para 29% de dezembro de 2024 para fevereiro. A margem de erro deste grupo é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Já entre os que ganham acima de dez salários mínimos a aprovação passou de 32% para 18%. A variação fica dentro da margem de erro, que é de 12 pontos percentuais para mais ou para menos.

% dos eleitores que avaliam o governo Lula ‘ótimo’ ou ‘bom’ – Renda

Pesquisa foi realizada entre 10 e 11 de fevereiro. A margem de erro varia de 3 pontos percentuais para mais ou para menos entre os mais pobres até 12 pontos percentuais entre os mais ricos

No segmento religião, Lula teve sua aprovação cair de 48% em dezembro para 24% entre os católicos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Entre os evangélicos, foi de 30% em dezembro para 21% (a margem deste segmento é de seis pontos).

% dos eleitores que avaliam o governo Lula ‘ótimo’ ou ‘bom’ – Religião

Pesquisa foi realizada entre 10 e 11 de fevereiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos entre os católicos e de 6 pontos entre os evangélicos

Entre os que têm Ensino Fundamental, a pesquisa mostra uma queda de 15% na aprovação, de 53% para 38%. A margem de erro deste segmento é de quatro pontos para mais ou para menos.

Na região Nordeste, onde o presidente tradicionalmente tem mais força, consideraram ótimo ou bom 33% dos entrevistados (eram 49% em dezembro). A margem de erro para esta região é de quatro pontos.

A “Folha” não divulgou dados de eleitores que consideram o governo Lula “ruim ou péssimo” e “regular” nos segmentos da pesquisa.

(G1)

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Minha Casa, Minha Vida entrega imóveis para mais de 1,3 mil famílias

Jamile Romano

Secretaria do Meio Ambiente e Imac levam ações de sensibilização quanto ao período de estiagem para a Expoacre

Raimundo Souza

César Filho alfineta Lula ao vivo ao perguntar preço da picanha

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco realiza Caminhada pela Vida no Parque Tucumã em alusão ao Setembro Amarelo

Raimundo Souza

Conselho de Ética abre processo contra deputados envolvidos em motim

Marcio Nunes

Do instante ao infinito: como cada momento presente constrói o futuro que você merece

Raimundo Souza