23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Programa Mulheres Recomeçando oferece apoio para vítimas de violência doméstica e debate saúde mental

Atualizada em 11/02/2025 14:21

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) promoveu nesta terça-feira, 11, em Rio Branco, mais uma ação do programa Mulheres Recomeçando, iniciativa que tem como objetivo fornecer uma rede de apoio e escuta ativa para mulheres vítimas de abuso e violência doméstica.

O programa combina escuta ativa com atendimento psicológico e ações práticas, o que, por meio de uma roda de conversa, possibilita que mulheres vítimas de violência tenham a oportunidade de compartilhar suas experiências e recebam o devido suporte emocional e orientações sobre saúde mental.

Durante a roda de conversa, uma das participantes compartilhou sua história e relatou o impacto do programa em sua vida, destacando que, desde que começou a participar dos encontros, voltou a se reconhecer novamente.

“Me comunicar com as pessoas tem sido bastante importante para mim, quase que não conseguia vir, mas eu precisava me abrir mais. Eu sou mais extrovertida e, no momento que estou passando, estou sendo muito fechada, e eu não quero ficar assim. O programa está sendo muito importante, tem me ajudado bastante em relação a isso”, relatou N.A.

Além dos relatos das vítimas, a psicóloga do programa, Isadora Souza, enfatizou a importância do diálogo, da saúde mental e da rede de apoio no processo de cura e reconstrução de vida. Ela destacou a necessidade de compartilhar as experiências em espaços como esse para ajudar no processo de superação.

“Para o processo de cura, é preciso falar sobre o que aconteceu. Tem pessoas que ainda não estão preparadas para isso e tudo bem, mas é por isso que a gente ainda precisa insistir naquela pessoa. Vir para cá nesse momento já mostra que vocês querem uma melhora, principalmente na saúde mental”, analisou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Operação da PF apura irregularidades em processo licitatório para o fornecimento de medicamentos no Acre

Jamile Romano

No Agosto Lilás, Iapen e Defensoria Pública promovem palestra sobre medidas protetivas para cumpridores de alternativas penais em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

MPF recorre para condenar União e estado do Acre por omissão em investigações da morte de Wilson Pinheiro na ditadura

Jamile Romano

MPAC propõe parceria com universidades para avaliação nutricional de alunos com TEA

Jamile Romano

No Acre, 17 municípios estão em situação irregular no Cadastro de Inadimplência do Setor Público

Raimundo Souza

Rio Acre continua subindo e já se aproxima a marca dos 18 metros na capital

Jamile Romano